Gabriel Dias encerra temporada 2009 com mais uma vitória

20 de setembro de 2009

A rodada dupla de Brands Hatch, na Inglaterra, realizada neste domingo (20), foi a última dos 10 eventos do Campeonato Inglês de Fórmula 3 em 2009. O brasileiro Gabriel Dias, que compete pela equipe T-Sport, venceu a corrida que encerra o torneio e fez um balanço positivo do ano, ressaltando o grande aprendizado e os bons resultados conquistados na divisão National Class, em que sagrou-se vice-campeão.

“Foi ótimo podermos terminar a temporada com mais uma vitória”, disse. “Foi uma temporada em que aprendi bastante, mesmo sofrendo com alguns erros meus e também da equipe, o que é normal. Mas tenho certeza que foi um ano muito positivo e os números de vitórias, poles e pódios estão aí para demonstrar”, garantiu Gabriel, que teve oito vitórias, 15 pole positions e 17 pódios em 2009.

Sobre a rodada, o brasileiro explica que a largada foi fundamental nas duas provas, tanto para ele como para o inglês Daniel McKenzie (Fortec Motorsport), o campeão da temporada. “Tive a felicidade de ter uma boa largada na segunda corrida e não ter muitos problemas, já que consegui uma boa vantagem. Então só me preocupei em não cometer erros e administrar a liderança”, narrou o piloto. “Já na primeira prova o McKenzie largou muito melhor que eu e, como nesta pista é muito complicado ultrapassar, não foi possível tentar a vitória”, explicou o piloto brasileiro.

Na International Class, a vitória da primeira prova ficou com o campeão antecipado, o australiano Daniel Ricciardo, da Carlin Motorsport. Já na segunda corrida deste domingo, o vencedor foi o piloto inglês Max Chilton, também da equipe Carlin.

Veja os melhores da National Class na 19ª etapa de 2009:
1. Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec Dallara-Mugen Honda
2. Gabriel Dias (Brasil), T-Sport Dallara-Mugen Honda
3. Joe Ghanem (Líbano), Carlin Dallara-Mugen Honda
4. Ma Qinghua (China), West-Tec Dallara-Mugen Honda

Os melhores no resultado final da última etapa da temporada:
1. Gabriel Dias (Brasil), T-Sport Dallara-Mugen Honda
2. Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec Dallara-Mugen Honda
3. Joe Ghanem (Líbano), Carlin Dallara-Mugen Honda
4. Victor Correa (Brasil), Litespeed Dallara-Mugen

Confira como ficou a classificação da divisão National Class após 20 corridas:
1. Daniel McKenzie (Inglaterra), Fortec Motorsport – 351 pontos
2. Gabriel Dias (Brasil), T-Sport – 295 pontos
3. Victor Correa (Brasil), Litespeed – 184 pontos
4. Max Snegirev (Rússia), West-Tec – 108 pontos
5. Joe Ghanem (Líbano), Carlin Motorsport – 39 pontos
6. Aaron Steel (Inglaterra), Litespeed – 22 pontos
7. Michele Faccin (Itália), West-Tec – 20 pontos
8. Adil Hermanto (Polônia), Litespeed – 16 pontos
9. Mathiel Maurage (França), West-Tec – 12 pontos
10. Ma Qinghua (China), West-Tec – 10 pontos

A Fórmula 3 Britânica é dividida em duas classes – que correm juntas – em virtude da diferença de equipamento: na National Class os carros são de fabricação anterior aos chassis atuais e possuem menor potência, menor pressão aerodinâmica, e dez quilos de lastro, servindo como porta de entrada a jovens pilotos no campeonato. Já na International Class os pilotos competem com equipamento de fabricação atual. Foto:Divulgação.