Volkswagen faz dobradinha na Truck em Buenos Aires

20 de setembro de 2009

Felipe Giaffone venceu a corrida, com seu companheiro de equipe Valmir Benavides em segundo; Renato Martins também foi ao pódio, em quarto. O domínio da equipe Volkswagen marcou a primeira etapa da Fórmula Truck fora do Brasil, disputada hoje, em Buenos Aires. A corrida na Argentina teve vitória do piloto Felipe Giaffone, com um caminhão Volkswagen Constellation, tendo ainda seus companheiros de equipe Valmir Benavides em segundo, e Renato Martins em quarto, totalizando três pilotos do time no pódio.

Com o resultado deste domingo, a Volkswagen ampliou a sua liderança no campeonato de marcas, com 384 pontos, contra 226 da segunda colocada. Na tabela de pilotos, o desempenho do time também é impressionante, com Valmir Benavides liderando a temporada com 151 pontos, 13 a mais que Giaffone, que comemorou bastante a vitória de hoje, que o coloca diretamente na briga pelo título com seu companheiro de equipe.

“A equipe Volkswagen foi mais uma vez perfeita. Nem tenho palavras para expressar a enorme gratidão que tenho por cada um de nosso time, que mais uma vez colocou o caminhão Volkswagen Constellation como o mais rápido na pista e também o mais resistente”, diz Giaffone, ressaltando que a corrida em Buenos Aires exigiu bastante do equipamento hoje.

O piloto da Volkswagen largou em terceiro lugar e assumiu a segunda posição logo na largada. A partir daí, pressionou fortemente Roberval Andrade, o então líder. “Não estava satisfeito com o segundo, queria o primeiro lugar, porque seria importante para mim em termos de campeonato. Por isso, pressionei o tempo todo”, diz Giaffone, que assumiu a ponta assim que Andrade abandonou a corrida com problemas mecânicos.

“Esta vitória foi histórica em minha carreira: ganhar a primeira corrida fora do Brasil foi especial. Espero que a Truck continue neste processo de internacionalização, muito bem conduzido pela Dona Neusa (Navarro Félix, presidente da categoria) e quem sabe o campeonato vire sul-americano”, completou o vitorioso na Argentina.

Para o líder do campeonato, Benavides, o resultado de hoje também foi bastante comemorado. “Minha intenção ao vir aqui para Buenos Aires era sair da prova ainda na ponta da tabela e consegui isso, alcançando já 151 pontos. Mas o Felipe venceu e sei que teremos uma disputa intensa até o final do ano, sem preferências na equipe”, afirmou “Hisgué”, como é conhecido o piloto da Volkswagen.

A RM Competições também vibrou com a corrida de Renato Martins, que fez uma prova intensa, ultrapassando vários adversários ao largar em 20º e chegar na quarta colocação. “Cometi um erro no treino classificatório e tive que partir lá de trás, mas mesmo assim estava confiante em um bom resultado, pois nosso caminhão Volkswagen Constellation se adaptou muito bem ao circuito argentino. O pódio para mim valeu como uma vitória”, comentou o piloto e também chefe de equipe.

Sua esposa, Débora Rodrigues, também marcou três pontos, mas não completou todas as voltas da corrida. “Infelizmente não consegui chegar no pódio, mas pelo menos marquei alguns pontinhos importantes no campeonato. O que interessa é que a nossa equipe Volkswagen fez dobradinha e fiquei muito feliz com este resultado. Quem sabe na próxima também subo no pódio, completando os quatro da Volkswagen entre os cinco primeiros”, diz Débora.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 25 de outubro, em Santa Cruz do Sul (RS). Foto:Orlei Silva/Divulgação.