Dependendo da combinação de resultados, até o quinto colocado pode sair do Rio de Janeiro na ponta da tabela

22 de setembro de 2009

A Copa Renault Clio, categoria com o melhor custo-benefício do automobilismo nacional, realiza neste domingo (27) a sexta etapa da temporada 2009. O autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, será o palco dessa importante disputa, a antepenúltima do campeonato. O equilíbrio verificado durante o ano será colocado à prova na pista carioca, pois os cinco primeiros colocados na classificação podem assumir a ponta da tabela, dependendo de uma combinação de resultados.

José Vitte atualmente lidera o certame com 82 pontos, um a mais que o segundo colocado Edson Do Valle. Rolf Gemperli com 73 ocupa a terceira posição, seguido por Rodolfo Pousa com 67 e Wagner Cardoso com 57. Vitte, que venceu a etapa carioca em 2008 acredita que é hora de brigar pela vitória, para abrir vantagem em relação a seus adversários. “No Rio de Janeiro tenho que partir para a vitória. Ainda há muitos pontos em jogo”, afirma.

Na pista de Jacarepaguá estarão em disputa 27 pontos, sendo 20 para a vitória, cinco para o piloto que liderar a prova antes da entrada do safety car, um para a pole position e outro para a volta mais rápida. Uma combinação de resultados pode colocar até o quinto colocado na ponta da tabela, já que a diferença entre os cinco primeiros na classificação geral é de apenas 25 pontos.

Até o momento 18 pilotos já pontuaram e três venceram. Vitte possui duas vitórias – em São Paulo e Curitiba –, Rolf Gemperli também venceu duas disputas – ambas em Interlagos – e Edson do Valle venceu uma, em Londrina.

A temporada se encerra no mês de novembro, quando acontecem as duas últimas disputas do campeonato. No dia 1º a categoria visita o autódromo de Curitiba e dia 29 o autódromo de Interlagos, em São Paulo, para a última etapa do campeonato. Foto:Fernanda Freixosa/Divulgação.

Confira a classificação completa da temporada 2009:

1- José Vitte – 82 pontos
2- Edson do Valle – 81
3- Rolf Gemperli – 73
4- Rodolfo Pousa – 67
5- Wagner Cardoso – 57
6- Carlos Rocha – 28
7- Cesare Marrucci – 18
8- Luciano Kubrusly – 17
9- Ydenis de Souza – 16
10- Ulisses Silva – 13
11- Roberto Santos – 7
12- Willians Farias e Fabio Delamuta – 6
14- Claudio Zanotto Jr – 5
15- Raulino Kreis Jr – 4
16- Peter Gottschalk e Almir Morales – 3