Figo: O Ford da Índia

24 de setembro de 2009

No giro que faz pela Ásia, Alan Mulally, CEO da Ford Motor Company, anunciou, hoje (24), em Nova Delhi, na Índia, o lançamento, para 2010, de um “small car” – o Ford Figo que será produzido na unidade industrial da Ford na cidade de Chennai com produção anual de 200.000 veículos e investimento da ordem de 500 milhões de dólares.

Na sexta-feira, dia 25, Mulally vai apresentar, na China, os planos para a construção da 3ª fábrica da Ford naquele País. Hoje, na conferência de imprensa, o presidente da Ford disse que a economia norte-americana esta mostrando sinais de recuperação e a investida da empresa na Ásia é importante porque tudo indica que a região terá um crescimento rápido no seu mercado automobilístico.
“Esperamos que o segmento de carros pequenos duplicará nos próximos 10 anos na Índia”, disse ele, no lançamento do Figo.

A empresa não divulgou o preço do Figo, mas Mulally disse que a Ford não esta preocupada em concorrer diretamente com o Nano da Tata Motor Ltd., carro mais barato do mundo, vendido por cerca de US $ 2.000.
Apesar do tamanho do país e da sua população, estimada em 1,1 bilhão de habitantes, o mercado automobilístico da Índia é relativamente pequeno, pois, no ano passado, foram vendidos apenas 1,5 milhão de automóveis no país, 70% dos quais de carros pequenos.

Mas se trata de um mercado em rápido crescimento, e a visita de Mulally confirma a seriedade com que a Ford encara o futuro da Índia e o Figo, que utiliza tecnologia e a plataforma do Fiesta, além do kinetic design da Ford, característica de veículos mundialmente famosos como o Focus, Mondeo e o Fiesta, também será exportado. Foto:Ford/Divulgação.