André Posses vence de ponta a ponta no RJ

28 de setembro de 2009

A 7ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati, disputada na tarde deste domingo (27) no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), teve um grande complicador para pilotos e equipes. O intenso calor exigiu muito dos competidores e de suas máquinas. A temperatura ambiente atingiu 35 graus centígrados, mas dentro dos cockpits o calor era bem mais extenuante. Nestas condições, o paulista André Posses atingiu uma das vitórias mais difíceis da carreira, que correspondeu ao terceiro triunfo na temporada 2009. De quebra, Posses também assumiu a liderança do torneio.

Depois de abrir uma distância segura dos demais concorrentes e tentar somente administrar a corrida da metade em diante, Posses enfrentou problemas com o desgaste de pneus, causado em grande parte pelo calor, mas também pelo piso abrasivo de Jacarepaguá. O vencedor terminou a corrida com seu Maserati Trofeo escorregando em excesso em todas as curvas do circuito. O segundo lugar foi conquistado por Pedro Queirolo, que agora é a principal ameaça à liderança de Posses, ocupando o segundo lugar na tabela. Com duas corridas para o fim do torneio, Posses soma 82 pontos, apenas sete a mais que o vice-líder. A dupla Claudio Dahruj/Renan Guerra chegou em terceiro neste domingo, seguida por Edu Guedes/Marcelo Skaf e Marçal Melo/William Freire.

O vencedor comemorou o resultado perfeito, apesar das dificuldades de conduzir o carro nas últimas voltas quando quase rodou algumas vezes. ”Tentei fazer a corrida economizando o máximo de pneu possível, por que com pista abrasiva e esse enorme calor os pneus acabam muito rápido, uma coisa natural nas corridas. Comecei a prova forçando um pouco e tentando abrir uma vantagem segura para os demais participantes, o que consegui com alguma tranqüilidade. Depois fui administrando a distância, mas cheguei ao final com o carro com pouquíssima aderência devido ao desgaste. O importante é que consegui chegar”, comemorava André. Foto:Fernanda Feixosa/Divulgação.

Confira o resultado da sétima etapa:

1 André Posses (SP), 35 voltas em 51min10s913 (média de 125,83 km/h)
2 Pedro Queirolo (SP), a 2s327
3 C.Dahruj/R.Guerra (SP), a 33s858
4 E.Guedes/M.Skaf (SP), a 36s528
5 M.Melo/W.Freire (SP), a 1min03s093
6 S.Neto/C.Burza (SP), a 1min12s175
7 Marcello Sant’Anna (SP), a 1min21s284
8 V.Faria/F.Greco ( SP), a 1 volta
9 Ricardo Ribeiro (SP), a 1 volta
10 H.Assunção/H.Martinez (SP), a 1 volta
11 Bruno Garfinkel (SP), a 1 volta
12 Cleber Faria (SP), a 1 volta
13 Alexandre Morsa (SP), a 4 voltas