Jaime Melo vence a Petit Le Mans e semantém na disputa pelo bicampeonato

28 de setembro de 2009

Numa corrida atípica, a conveniência da estratégia adotada para as trocas de pneus e a interrupção prematura por falta de condições de segurança na pista de Road Atlanta, acometida por chuvas torrenciais, Jaime Melo conquistou neste sábado (26) a vitória na classe GT2 da Petit Le Mans. Foi a segunda vez que o brasileiro da Risi Competizione comemorou uma vitória na temporada de 2009 da American Le Mans Series, que teve sua nona e penúltima etapa.

Melo, o alemão Pierre Kaffer e o finlandês Mika Salo garantiram o triunfo a partir da estratégia da Risi de antecipar a troca dos pneus slicks para pneus de chuva. “Esta foi uma corrida muito atípica, mas de qualquer forma nós tivemos um carro competitivo”, apontou o brasileiro, sobre o rendimento da Ferrari F430 GT. “Tive um ritmo conservador no início, a pista estava muito molhada e eu não quis assumir riscos. O carro era bom tanto no seco quanto na chuva”.
]
Foi Melo quem largou para a corrida, que deveria ter duração aproximada de 10 horas. Era o décimo no grid da GT2, conseqüência do estouro de um pneu em sua segunda tentativa de volta rápida no treino classificatório. Depois de cinco voltas, figurava em quinto, atrás dos carros da Corvette e da Porsche. Kaffer fez o segundo turno de pilotagem. Salo estava ao volante quando, após quase cinco horas de disputa, a corrida foi interrompida por falta de segurança na pista.

“A Risi havia mudado a estratégia de pit stops, por causa do excesso de chuva. Fizemos sete paradas no box, seis delas durante bandeiras amarelas. O Salo voltou para a pista na mesma volta do líder e teve um bom ritmo. Quando os outros pilotos pararam para colocar os pneus de chuva, assumimos a liderança e, logo em seguida, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha”, descreveu o piloto brasileiro. O encerramento definitivo foi anunciado 3h56min depois.

O momento de festa foi marcado por trocas de elogios no ambiente da Risi. “Só tenho que agradecer ao Pierre, que fez um grande trabalho no terceiro e no quarto trecho. O Mika, se não me engano, só pilotou sete voltas, e cinco delas atrás do safety car com bandeira amarela”, brincou Melo, campeão de 2007. Ele e Kaffer, parceiros em todas as etapas da American Le Mans Series, mantiveram, com a vitória em Road Atlanta, as possibilidades de conquista do título da GT2.

Com a vitória na Petit Le Mans, Melo e Kaffer, os vice-líderes da ALMS, foram a 137 pontos. Os líderes Jörg Bergmeister e Patrick Long, que em Road Atlanta tiveram Marc Lieb como parceiro, terminaram a corrida em quinto lugar e passam a somar 156 pontos. A décima e última etapa, em Monterey, vai definir o título no dia 11 de outubro – o vencedor receberá 25 pontos. Depois de 170 voltas válidas para a categoria GT2, o resultado final da Petit Le Mans foi:
 
1º Jaime Melo/Pierre Kaffer/Mika Salo (BRA/SUI/FIN)
Risi Competizione, Ferrari F430 GT, 4h48min53s183
 
2º Dirk Mueller/Tommy Milner/Jörg Muller (MON/EUA/ALE)
BMW Rahal-Letterman Racing Team, BMW E92 MW, a 1 volta
 
3º Wolf Henzler/Dirk Werner (ALE/ALE)
Farnbacher Loles Racing, Porsche 911 GT3 RSR, a 1 volta
 
4º Olivier Beretta/Oliver Gavin/Marcel Fassler (MON/ING/SUI)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6.R, a 1 volta
5º Jörg Bergmeister/Patrick Long/Marc Lieb (ALE/EUA/ALE)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 1 volta
6º Jan Magnussen/Johnny O’Connell/Antonio Garcia (DIN/EUA/ESP)
Corvette Racing, Chevrolet Corvette C6.R, a 2 voltas
7º Darren Law/Seth Neiman/Johannes van Overbeek (EUA/EUA/EUA)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 8 voltas
8º Tomy Drissi/Matt Bell/Tom Sutherland (EUA/EUA/EUA)
LG Motorsports, Chevrolet Riley Corvette C6, a 13 voltas
9º Dominik Farnbacher/Ian James (ALE/EUA)
Panoz Team PTG, Panoz Esperante GTLM-Ford, a 18 voltas
10º David Robertson/Andrea Robertson/David Murry (EUA/EUA/EUA)
Robertson Racing, Doran Designs-Ford, a 28 voltas
11º Bryan Sellers/Dominic Cicero (EUA/EUA)
Team Falken Tire, Porsche 911 GT3 RSR, a 34 voltas
12º Joey Hand/Bill Auberlen/Andy Priaulx (EUA/EUA/ING)
BMW Rahal-Letterman Racing Team, BMW E92 MW, a 37 voltas
12º Joel Feinberg/Chris Hall (EUA/EUA)
Primetime Race Group, Dodge Viper Competition, a 41 voltas
Foto: Régis Lefebnure/Divulgação.

Texto: Luciano Monteiro.