Brasileiro termina em oitavo na primeira corrida na Bélgica

3 de outubro de 2009

O Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault disputou neste sábado (3) a 15ª etapa da temporada, no autódromo de Spa-Framcorchamps, na Bélgica. Estreante na categoria, o brasileiro Pipo Derani perdeu algumas posições na largada, mas conseguiu uma boa recuperação.

“Ainda na primeira curva, após a largada, fiquei por fora e passei sobre o ‘carpete’ que existe fora do traçado, que estava molhado, e com isso perdi tração e uma série de posições”, explicou o piloto da equipe Motopark Academy.

“Mas durante a corrida, consegui recuperá-las e tive um bom duelo pela 8ª colocação com o Kuba (Giermaziak, polonês), meu companheiro de equipe, que estava sem uma parte da asa dianteira, o que fazia seu carro render muito nas retas. Mesmo assim, consegui a ultrapassagem por fora, na freada da grande reta, a quatro voltas do final”, narrou Pipo, que finalizou na 8ª posição.

Para a corrida deste domingo (4), que fecha temporada do Campeonato Norte-Europeu, o piloto brasileiro larga no primeiro posto, devido aos oito primeiros colocados da corrida de hoje inverterem suas posições – tal qual a GP2.

A vitória da penúltima etapa ficou com o campeão antecipado da temporada, o português Antonio Félix da Costa, seguido pela dinamarquês Kevin Magnussen – ambos da companheiros de Derani na Motopark Academy – e pelo holandês Daniel de Jong, da MP Motorsport.

Para a última corrida da temporada, que terá a largada às 9h00 da manhã deste domingo (4), no horário de Brasília, o competidor de apenas 15 anos quer finalizar 2009 com um bom resultado. “Como largo na pole position amanhã, tenho chances de terminar bem a corrida e finalizar o campeonato em colocação melhor. Vou fazer o possível para conquistar um lugar no pódio”, garantiu.

Confira os melhores na corrida deste sábado:
1. Antonio Felix da Costa (Portugal) – 10 voltas em 23min44s987
2. Kevin Magnussen (Dinamarca) – a 1s597
3. Daniel de Jong (Holanda) – a 11s057
4. Adrian Quaife-Hobbs (Inglaterra) – a 11s144
5. Marco Sorensen (Dinamarca) – a 12s546
6. Toomas Heikkinen (Finlândia) – a 18s876
7. Julian Eisenreich (Alemanha) – a 26s183
8.. Pipo Derani (Brasil) – a 34s157
9. Kevin Korjus (Estônia) – a 35s457
10. Karl Oscar Liiv (Estônia) – a 37s853