Pizzonia aposta na estratégia para somar bons pontos em Monza

3 de outubro de 2009

Com o objetivo de somar o máximo de pontos possíveis na quinta rodada dupla da Superleague Formula, o brasileiro Antonio Pizzonia aposta na estratégia para conseguir bons resultados para o Corinthians neste domingo (04/10), em Monza, na Itália. “Como a categoria tem um formato diferente, com pit stop obrigatório, muitos pontos em disputa e grid totalmente invertido para a segunda corrida, dá pra variar a estratégia e buscar o melhor do fim de semana como um todo”, analisa o piloto que ocupa a quinta colocação no campeonato. A TV Esporte Interativo mostra as duas corridas (06h15 e 10h15, respectivamente) ao vivo pela internet (www.esporteinterativo.com.br) e por antena parabólica.

 

Largando da XX fila, Antonio Pizzonia vai se reunir com seus engenheiros para tentar melhorar o desempenho que o conjunto tem apresentado neste fim de semana. “O carro não está muito estranho. Vamos analisar os dados da telemetria e entender o que está acontecendo”, conta. O experiente piloto imagina qual possa ser o caminho para ter um carro mais rápido para as corridas. “Ainda não dá para saber, mas pode ser que o carro esteja perdendo de reta, o que faz muita diferença aqui em Monza. Vamos ver com calma para saber onde não estamos rendendo bem e solucionar o problema”, afirma o piloto que tem passagens pela Fórmula 1 e pela Champ Car. A pole position ficou com o Olympiacos da Grécia.

 

Além da estratégia normal de paradas e escolha de pneus, outro fator pode ter bastante influência durante esta prova. É o uso do “push-to-pass”, um dispositivo que durante 15 segundo dá 50 cv a mais de potência e amplia em mil os giros do motor V12 de 750 cv. “Em Estoril era possível ganhar até sete décimos com essa ajuda. Aqui em Monza, com retas muito longas, a tendência é que a vantagem seja ainda maior”, explica o titular do Corinthians. O dispositivo pode ser acionado oito vezes durante a corrida e precisa de um intervalo de dois minutos entre um acionamento e outro.

Confira o grid de largada par a 9ª etapa da Superleague Formula:
1 Olympiacos (GRE);
2 Sevilla (ESP);
3 Basel (SUI);
4 Milan (ITA);
5 Liverpool (ING);
6 Roma (ITA);
7 Porto (POR);
8 Galatasatay (TUR);
9 Tottenham (ING);
10 Anderlecht (BEL);
11 Corinthians (BRA);
12 Rangers (ESC);
13 Lyon (FRA);
14 Midtjylland (DIN);
15 Sporting (POR);
16 Atletico de Madrid (ESP);
17 PSV (HOL);
18 Flamengo (BRA).