Fórmula 3: Henrique Lambert conquista pódio no Uruguai

4 de outubro de 2009

O carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM) manteve sua boa fase e conquistou a terceira colocação na 11ª etapa da Fórmula 3 Sul-americana, disputada neste sábado no balneário de Piriápolis, no Uruguai. “O carro estava bom e fizemos uma boa corrida. Este resultado é muito importante para o campeonato”, afirma. Agora, o piloto soma quatro pódios nas últimas cinco etapas e assumiu a sétima posição no campeonato, mesmo sem participar das primeiras quatro etapas. A vitória ficou com o paranaense Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), seguido do brasiliense Yan Cunha (Razia Sports).

Após manter a quarta colocação na largada, Henrique Lambert ficou pressionando Yan Cunha durante toda a prova. Após um toque entre Cantelli e o Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), o carioca chegou ao terceiro lugar. Na batida, ambos os pilotos tiveram o carro avariado e Cordeiro acabou perdendo muitas posições. “Meu carro estava muito veloz e eu estava mais rápido, mas a pista é muito estreita e eu não consegui encontrar espaço para fazer uma ultrapassagem”, conta o piloto da Razia Sports, que faz sua estréia em circuito de rua.

Pouco antes da metade da prova, um acidente com o paulista Henrique Martins (Cesário Jr.) causou a entrada do Safety Car, que percorreu três voltas em muita lentidão. Isso fez com que a corrida de meia hora tivesse menos voltas. “Esse atraso foi ruim, pois tivemos menos oportunidades de disputar posições durante a prova”, conta Lambert.

No final da corrida, com os dois líderes mais lentos, mas sem possibilidade de ultrapassagem, o titular do Titans Group/Oi FM correu para garantir mais um pódio na temporada. “Não valia a pena colocar tudo a perder, então pensei no pódio e nos pontos para o campeonato”, explica.

O complemento da sexta rodada dupla é no domingo (04), com largada prevista para as 13h30. Lambert parte da terceira posição. “Estou confiante e pretendo acompanhar os dois líderes, vir na referência deles e incomodar. Quero ao menos repetir o resultado de hoje”, finaliza. Foto: Flávio Quick/Divulgação.

Confira o resultado final da 11ª etapa disputada em Piriápolis:
1 Cláudio Cantelli, PR, Bassan Motorsport, 18 voltas;
2 Yan Cunha, DF, Razia Sports, a 0s563;
3 Henrique Lambert, RJ, Razia Sports, a 1s134;
4 Lu Boesel, RJ, Dragão Motorsport, a 2s255;
5 Nilton Molina, SP, Propcar Racing, a 2s678;
6 Igor Veras, GO, Propcar Racing, a 3s455;
7 Bruno Andrade, SP, MX Racing, a 17s596;
8 Rafael Abbate, SP, Cesário Jr, a 1 volta.
9 Leonardo Cordeiro, SP, Cesário Fórmula, a 4 voltas;
10 Lucas Foresti, DF, Cesário Fórmula, a 8 voltas;
11 Henrique Martins, SP, Cesário Jr, a 9 voltas;
12 André Negrão, SP, Kemba Racing, a 18 voltas.

Veja como está a Fórmula 3 Sul-americana após onze etapas disputadas::

1 Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 77 pontos;
2 Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 63;
3 Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48;
4 Yann Cunha (Razia Sports), 44;
5 Nilton Molina (PropCar Racing), 37;
6 Lu Boesel (Dragão Motorsport), 36;
7 Henrique Lambert (Razia Sports), 35;
8 Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
9 Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
10 Igor Veras (PropCar Racing), 24;
11 Henrique Martins (Cesário Junior), 5;
12 Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
12 Bruno Andrade (MX Racing), 2;
12 Raphael Abbate (Cesário Junior), 2 pontos.