Coluna do Paulo Valiengo: Fantástica vitória de Thiago Camilo em Campo Grande!

6 de outubro de 2009

Fantástica vitória de Thiago Camilo em Campo Grande!

Olá, moçada!

No último domingo (4) no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), aconteceu a oitava etapa da Copa Nextel, que também definiu os 10 pilotos com vaga na superfinal. Os demais 22 continuam com o direito de marcar pontos normalmente, porém sem chances de disputar o campeonato, que fica restrito apenas aos que entraram na superfinal.

A corrida foi brilhantemente vencida pelo piloto paulistano Thiago Camilo, que largou na segunda posição, mas imprimindo um ritmo fortíssimo, foi para ponta, travou disputas fantásticas com Duda Pamplona e ganhou a corrida e a vaga na superfinal. Foi o oitavo vencedor desta temporada, que sem dúvida nenhuma é a mais disputada dos últimos anos. (Foto: Fernanda Freixosa/Divulgação).

O incrível é que Thiago Camilo nunca correu fora do país em outras categorias, é oriundo do kart, e iniciou sua carreira no automobilismo na Stock Light, atual Copa Vicar, com apenas 16 anos, na temporada de 2.000. Ele é filho do ex-piloto Bel Camilo, e obviamente teve o apoio da família para começar no kart aos 12 anos em 1996, quando foi 3º colocado no campeonato paulista.

No ano seguinte foi vice-campeão paulista, e em 1998 3º colocado na Copa Brasil de Kart. Em 1999 se consagra vice-campeão do 1º Turno Parila. Em 2000, demonstrando coragem e determinação, trocou o custo de uma temporada inteira de kart, por apenas uma corrida de Stock Car Light. Em 2001 consegue apoio financeiro para disputar todas as provas do campeonato, e termina o ano em 3º lugar, conseguindo 2 poles e 2 vitórias.

Em 2002 é novamente 3ª colocado no campeonato, com 3 vitórias e 4 poles positions. Os resultados obtidos na Light facilitaram o seu acesso à Stock V8, atual Copa Nextel, conseguindo um 5º lugar na prova de Londrina e terminando o campeonato na 17ª posição. Em 2004, com apenas 20 anos é considerado o piloto revelação da categoria. Confirma sua rapidez, conseguindo a melhor volta na 2ª etapa em Interlagos, além disso, faz a pole no rapidíssimo circuito de Tarumã, e ainda por cima vence a corrida em Interlagos, a última da temporada, com direito a pole position e melhor volta, e se consagra o mais jovem vencedor, em toda a longa e competitiva história da Stock Car V8.

Em 2005 repete a dose, vitória, pole position e melhor volta, na corrida do Rio de Janeiro, obtendo ainda mais 2 melhores voltas em outras provas. Termina o campeonato na 7ª posição. Na temporada de 2006, vence de ponta a ponta a corrida de Curitiba, capitalizando pontos suficientes para ingressar na terceira colocação no temível e desconhecido play-off, e termina o campeonato na 6ª posição.

Em 2007 outra vez, vitória, pole e melhor volta, agora no circuito de Londrina, ingressa no play-off em segundo, atrás apenas do experiente Cacá Bueno e termina o campeonato na terceira posição. Na temporada passada, consegue duas vitórias e termina novamente o campeonato na terceira posição, atrás apenas de Marcos Gomes e do campeão Ricardo Maurício.

Os números obtidos provam que, ele é um dos melhores pilotos da extremamente disputada Copa Nextel, e, que encara de igual para igual os adversários muito mais experientes. Não precisa se preocupar em ir correr na Europa ou Estados Unidos, no sentido de aprimorar seus conhecimentos técnicos. Thiago Camilo é filho legítimo da Stock Car, e prova que, santo de casa também pode fazer milagres! É isso aí, até a próxima.

Paulo Valiengo.

Escreva para o colunista: paulinhoxx@yahoo.com.br
visite: paulovaliengocomunicacao.blogspot.com

*A coluna publicada neste site expressa a opinião de seu autor.