S 1000 RR da BMW é Destaque do Salão Duas Rodas

7 de outubro de 2009

A S 1000 RR,  lançada no Salão Duas Rodas, que acontece de 07 a 12 de outubro, no Pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo , traz um arsenal de novidades utilizando muita eletrônica e tecnologia desenvolvida na experiência da BMW com a F1. Trata-se da mais potente superesportiva de 1000 cm³ do mercado, com um motor que desenvolve nada menos que 193 cv de potência (a 13.000 rpm) e 11,4 kgfm de torque (a 9.750 rpm). Para atingir esse nível, a BMW projetou um motor completamente novo, com arquitetura de quatro cilindros em linha, inclinados em 32 graus, bastante compacto e leve, com apenas 59,8 kg de peso.

Para que o piloto possa aproveitar da melhor forma a potência do motor, o modelo tem quatro mapas de gerenciamento, que podem ser ajustados no guidão: o modo rain (chuva) reduz a potência do motor para 150 cv, que também é entregue de forma mais suave; o sport (esporte) restabelece a potência; o race (corrida) permite uma condução furiosa, explorando o potencial da moto; e o slick só pode ser ativado por meio de computador, plugado embaixo do banco, e é próprio para pistas, com pneus lisos (slick), de competição.

Com toda essa potência, a BMW desenvolveu um controle de tração, o Dynamic Traction Control (DTC), que compara a rotação das rodas dianteira e traseira e funciona em sintonia com o mapeamento do motor escolhido. Este incrível modelo estará disponível no mercado no início de 2010.