SuperBike se une ao GT Brasil em 2010

7 de outubro de 2009

Carros dos sonhos agora têm a companhia das motos dos sonhos com a inclusão do campeonato SuperBike no Itaipava GT Brasil. Evento criará as categorias GT BR3 e GT BR4, trazendo novas marcas sofisticadas para o campeonato de supercarros.

É a receita ideal para os amantes da velocidade e da tecnologia. Primeiro, sobre quatro rodas: em um grid que já conta com supercarros como os Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Porsche 997 GT3 Cup, Dodge Viper Competition Coupé, Ferrari Scuderia e Ford GT, adicione ainda modelos como os Maserati Trofeo, Porsche 996, BMW Z4, Nissan 350Z, Ginetta G50, Aston Martin N24, Ford Mustang, entre outros. No mesmo dia, um espetáculo sobre duas rodas, com a disputa do campeonato SuperBike, reunindo a versão sobre duas rodas das máquinas dos sonhos. Está aí um evento de fazer inveja a qualquer competição do mundo.

“Serão finais de semana repletos de corridas de altíssimo nível”, afirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7) Antonio Hermann, sócio da SRO Latin America, empresa que detém os direitos de organização e comercialização do Itaipava GT3 Brasil. “Para quem gosta de velocidade, vai ser um grande show, bem organizado, e com o objetivo de levar emoção ao público e para quem busca expor a sua marca dentro de um evento completo como é o Itaipava GT Brasil”, destacou Walter Derani, sócio de Hermann na SRO.

Essa é a proposta do novo formato da maior competição de carros de Gran Turismo do país, evento que reunirá em um mesmo grid o Itaipava GT BR3 e o Itaipava GT BR4, dois torneios disputados pelos carros mais cobiçados do mundo, e também as potentes motos da SuperBike. O GT BR3 é a nova versão do GT3 Brasil, torneio que surgiu em 2007 para introduzir no país o primeiro campeonato nacional de supercarros – modelos como Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Porsche 997 GT3 Cup, Dodge Viper Competition Coupé, Ferrari Scuderia e Ford GT. Já o GT BR4 é uma nova categoria, que será disputada inicialmente pelos modelos do Itaipava Trofeo Maserati e pelos Porsche 996 já presentes no Brasil, além de outros carros que poderão ser trazidos por competidores de todo o país.

Assim como o GT BR3, o GT BR4 foi inspirado no regulamento FIA utilizado no Campeonato Europeu. A partir de 2010, as duas categorias também permitirão que cada carro seja conduzido por um ou dois pilotos.

Os finais de semana do Itaipava GT Brasil 2010 continuarão a contar com duas categorias de suporte. As organizadoras SRO Latin America e Auto+ Entretenimento ainda estudam as propostas de campeonatos de nível nacional, mas a SuperBike já está garantida e será certamente uma das estrelas do encontro. Suas motos de 1.000 cm³ superpreparadas são capazes de superar os 300 km/h. Principal categoria do motociclismo mundial, a versão brasileira da SuperBike tem um perfil de evento similar ao do Itaipava GT Brasil: também visa oferecer aos participantes e ao público finais de semana repletos de competição e entretenimento de alto nível.

“A SuperBike é uma categoria que corresponde às motos o que o Gran Turismo representa para os carros. São as motos mais nobres e os carros mais nobres competindo no mesmo dia”, comparou Bruno Corano, organizador da SuperBike. “É uma união de forças muito interessante de se cultivar. Globalmente, as competições do motociclismo levam um público muito grande aos autódromos e nossa idéia é proporcionar muito entretenimento. E para a nossa categoria esta associação também será uma nova etapa em termos de evolução. Já temos grids fortes e as corridas são fantásticas. Agora, com o Itaipava GT Brasil, formaremos um evento de primeiro nível, algo imperdível para qualquer fã de velocidade e tecnologia”, disse Corano.

Para encerrar a temporada do ano que vem, a SRO e a Auto+ prepararam outra grande novidade: a Itaipava Mil Milhas Brasil. A corrida, que será extracampeonato, contará com a presença de carros e pilotos internacionais convidados, que disputarão freadas com bólidos e pilotos participantes do Itaipava GT Brasil e do Campeonato Brasileiro de Endurance.

Calendário e regulamento 2010 – Antes da Itaipava Mil Milhas, porém, serão realizados oito eventos válidos pelo campeonato brasileiro no mesmo esquema que vem tendo sucesso nos últimos anos no Itaipava GT3 Brasil. As categorias GT BR3 e GT BR4 realizarão, assim, oito rodadas duplas, totalizando 16 provas válidas pelo torneio. Já a SuperBike fará uma corrida por evento.

Além das novidades dentro da pista, há também inovações para o bolso das equipes. A taxa de inscrição será reduzida a um terço do valor praticado atualmente e todo este montante será revertido para premiação dos pilotos que melhor terminarem a corrida, bem como para as equipes que prepararem os carros vencedores de cada prova.

O pacote de divulgação ficou ainda mais atraente. Com o tempo de prova da GT BR3 e GT BR4 reduzido para 50 minutos, já estão fechadas as transmissões ao vivo pela Record News e pelo site RaceTV.com.br, com inserções de pelo menos seis minutos no programa Esporte Fantástico (TV Record) e 20 minutos no programa especializado em veículos Auto+, da RedeTV!. Outros acordos devem ser anunciados em breve.