Jaime Melo tem última chance de se tornar bicampeão da American Le Mans em 2009

9 de outubro de 2009

A temporada de 2009 da American Le Mans Series chega ao fim neste sábado (10). A décima e última etapa vai confrontar os pilotos na pista de Laguna Seca, na cidade californiana de Monterey. A classe GT2, a mais numerosa do grid da categoria, terá nesta etapa a decisão do título da temporada de 2009 – decisão em que Jaime Melo, brasileiro que compete pela Ferrari, vê a chance matemática de repetir o título conquistado dois anos atrás.

“Estamos trabalhando duro para vencer essa corrida, acho até que nossa chance de conquistar a vitória é grande. Mas, sinceramente, não penso tanto em título”, comenta o brasileiro, que atua na American Le Mans pilotando a Ferrari F430 da Risi Competizione em parceria com o alemão Pierre Kaffer. Eles somam 137 pontos. O alemão Jörg Bergmeister e o norte-americano Patrick Long, líderes com o Porsche 997 GT3 RSR da Flying Lizard, têm 156.

Melo e Kaffer têm duas únicas combinações possíveis para chegarem ao título: vencer a prova em Laguna Seca, sem que a dupla da Porsche termine entre os 11 primeiros colocados, ou terminar em segundo, contando com um abandono dos atuais líderes do campeonato. “A gente teria de contar com o abandono deles, de um jeito ou outro. Por isso, nosso foco em Laguna Seca não está na conquista do título, e sim na vitória”, diz o campeão de 2007.

Melo e Kaffer venceram, em 2009, as 12 Horas de Sebring, primeira etapa da American Le Mans, e a Petit Le Mans, em Road Atlanta, que valeu pela nona e penúltima etapa. “Tivemos outros bons resultados no campeonato, mas também tivemos mais problemas do que os adversários. Eles fizeram uma temporada sem tantas quebras ou erros de estratégia quanto a nossa, por isso chegam a Laguna com uma condição de tanto favoritismo ao título”, considera.

Mesmo apostando na chance de vitória, Jaime Melo prevê um panorama de equilíbrio extremo. “Em nove provas, vimos quatro marcas diferentes ganhando corridas. É a última do calendário e todos vão dar o máximo. Tem tudo para ser uma das melhores corridas dos últimos tempos”, aposta. A corrida de sábado terá largada às 18h45 de Brasília, para quatro horas de duração, e será transmitida ao vivo pelo Speed Channel. O grid será definido nesta sexta-feira (9).

A classe LM P1 também tem um brasileiro na vice-liderança. Gil de Ferran e o francês Simon Pagenaud também dependem da vitória em Laguna Seca com o Acura ARX 02a e de fatores que impeçam os líderes David Brabham e Scott Sharp de marcarem mais pontos. A classe LM P2 da American Le Mans Series já tem os mexicanos Adrian Fernández e Luis Diaz, parceiros na pilotagem de um Acura ARX 08-B, como campeões antecipados.