Leonardo Cordeiro e Claudio Cantelli participam da Fórmula 3 Sul-Americana

13 de outubro de 2009

Grande Prêmio do Brasil. Prova que movimenta como nenhuma outra a vida dos pilotos brasileiros, até mesmo aqueles que por enquanto têm a Fórmula 1 apenas como um sonho, caso do paulista Leonardo Cordeiro e do paranense Claudio Cantelli. Líder e vice-líder da Fórmula 3 Sul-Americana, respectivamente, eles disputarão a preliminar do evento mais importante do ano no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace.

Em jogo, a disputa pelo título e a chance de fazer bonito diante do maior público da temporada, além de chamar a atenção dos chefes de equipe da Fórmula 1. Tudo isso no domingo (18), apenas dois dias antes da decisão da Seletiva de Kart Petrobras, que contará com a presença de ambos, oferecendo ao campeão um prêmio de R$ 100.000,00. Difícil lidar com tantos compromissos num período tão curto de tempo, reconhece Claudio Cantelli.

“O meu foco no momento é a Fórmula 3 Sul-Americana e, desde que consegui minha vaga, não tive muito tempo para treinar, o mesmo que acontece com o (Leonardo Cordeiro”, confessa o piloto paranaense. “Mas eu acho que o kart é uma modalidade que exige muito do físico, do raciocínio, do reflexo… E tudo isso a gente deixa em dia na Fórmula 3 Sul-Americana”, acrescenta Claudio Cantelli.

Quando o que está em questão é um prêmio em dinheiro, a modalidade exige também muito do psicológico, o que será bem testado diante da pressão de um Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. “Eu fiz uma preliminar de Fórmula 1 uma vez, em Mônaco, pela World Series. O que mais chama a atenção é o público, que a gente não tem em outras etapas, além da postura dos pilotos, por se tratar de uma vitrine”, comenta Claudio Cantelli.

Para ele e Leonardo Cordeiro, esta pode ser a semana da consagração em 2009. Uma vitória na preliminar na corrida de domingo não só traria um destaque importante como deixaria qualquer um deles mais perto do título. A festa ficaria completa com o cheque de R$ 100.000,00 e a honra de ser o melhor kartista do ano no Brasil. A final da Seletiva de Kart Petrobras, com doze pilotos em igualdade de condições, será em Volta Redonda (RJ).

As primeiras atividades oficiais estão previstas para terça (20) e o campeão será definido na quarta-feira (21). Além de Leonardo Cordeiro e Claudio Cantelli, a decisão da Seletiva de Kart Petrobras terá ainda a participação de Bruno Bonifácio, Eduardo Banzoli, Jonathan Louis, Vinicius Perdigão, Gabriel Navarrete, Felipe Fraga, Pietro Fantin, Vitor Teiji, Matheus Protti e a garota Luana Pedrosa