Carros de combate e outros militares expostos em evento fora de estrada

14 de outubro de 2009

O VI Expo & Festival Brasil Off-road, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (zona Sul), reunirá a maior de feira de equipamentos e serviços do setor realizada no país, além de competições fora de estrada, o encontro nacional de Jeep Clubes e a exposição de diversos veículos especiais. Entre eles, estão previstas as participações de carros de combate do Exército Brasileiro, caminhões do Corpo de Bombeiros, viaturas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e vários exemplares pertencentes a coleções particulares.

Para o público, a oportunidade de chegar perto de um blindado de guerra é algo bastante raro, já que esses veículos, pela natureza de sua utilização, permanecem constantemente “aquartelados”, deixando suas bases apenas para participar de exercícios militares (sempre em locais sigilosos) ou nos desfiles cívicos.

Durante os três dias do Festival Brasil Off-road 2009, pelo menos seis máquinas de guerra estarão expostas aos olhares curiosos de crianças e adultos: dois blindados modelo Cascavel e um Urutu, todos em plena atividade no Exército Brasileiro; um protótipo de esteira Ogun; um tanque Stuart, remanescente da Segunda Guerra, e um lançador desmontável de obuses (projéteis com função de granada, mas de grandes dimensões) do fabricante italiano Oto Melara, com 1.100 quilos.

O EE9 6×6 Cascavel (foto) é um blindado de reconhecimento produzido no Brasil pela Engesa. É equipado com um canhão de 90 mm e duas metralhadoras 7.62 MAG. Sua função é proporcionar mobilidade, potência de fogo e proteção para as guarnições nas ações de reconhecimento.

Outras atrações militares estarão presentes ao VI Festival & Expo Brasil Off-Road. Poderão ser vistos alguns veículos do Corpo de Bombeiros, como as unidades fabricadas em 1918 e na década de 1950. A Polícia Militar também estará representada por viaturas históricas como Jeep, Veraneio e outros. Foto:Divulgação.

Acesse: http://www.brasiloffroad.com.br