Ford faz recall de 4,5 milhões de veículos

14 de outubro de 2009

A Ford Motor Company acaba de anunciar o maior recall de sua história, chamando os proprietários de aproximadamente 4,5 milhões de veículos de sua fabricação, nos Estados Unidos, produzidos entre 1992 e 2003 referentes à Ranger, Excursion, Explorer, F-Super Duty e Econoline. Também foram chamados os proprietários das vans Windstar fabricadas entre 1995 e 2003.

O defeito, que pode ocasionar um incêndio, esta num interruptor de controle de velocidade de responsabilidade da Texas Instruments instalado nos veículos citados pela montadora. Depois de mais de 600 reclamações sobre incêndios, ocasionados pelo defeito na peça, foi organizado o gigantesco recall com o único objetivo de proteger os usuários da marca e garantir a qualidade dos produtos Ford.

Os proprietários convocados a substituir os “cruise control switches”, gratuitamente, deverão procurar uma concessionária Ford ou Lincoln/Mercury para o reparo e, assim, eliminar o risco potencial de incêndio. Os proprietários serão notificados por correspondência entre os dias 26 de outubro e 11 de dezembro de 2009.

No Brasil, segundo o Serviço de Atendimento ao Cliente da Ford, ainda não há nenhuma orientação, de como proceder, para os proprietários desses veículos importados que ainda circulam por aqui como a Explorer e Windstar, por exemplo. Por enquanto eles devem pesquisar no site da Ford nos Estados Unidos – www.ford.com – ou aguardar algum comunicado por carta da matriz americana ou alguma nota à imprensa que poderá ser distribuída pela Ford Brasil.