Confira os comentários dos pilotos após o 1º dia de treinos no Brasil

16 de outubro de 2009

Confira o que disse cada piloto após o primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil, pela ordem do resultado combinado das duas sessões.

1º Fernando Alonso – Renault

“Hoje não foi fácil porque as condições climáticas estavam mudando todo o tempo. Isso tornou difícil a concentração no acerto do carro, mas no final eu dei boas voltas com resultados positivos, esperamos continuar esse bom desempenho amanhã. Eu acredito que o clima será crucial nesse final de semana, então nós teremos que ser rápidos nas mudanças e flexíveis. Nos temos um final de semana muito interessante a frente e esperamos maximizar nosso trabalho para melhorarmos no classificatório de amanhã”.

2º Sebastien Buemi – Toro Rosso

“Estou satisfeito por termos parecido bastante competitivos nesta tarde. Acredito que mostramos uma boa velocidade, mesmo sendo esta minha primeira vez neste circuito. Agora nós temos uma base sólida para trabalhar amanhã, após estudar os dados. As sessões de hoje mostraram que nosso ritmo no japão não foi uma exceção . Então eu estou bastante confiante para o resto do final de semana”.

3º – Rubens Barrichello – Brawn GP

“Nosso foco hoje era avaliar nossa configuração para a corrida e na lista de tempos não parecíamos muito competitivos. Os dados que obtivemos serão muito úteis quando estudarmos nossas opções nesta noite. O carro parece melhor com os pneus macios e no final do dia eu fui capaz de dar uma boa volta com eles. É muito bom estar de volta a pista e eu estou satisfeito com nosso progresso. Estou feliz por iniciar o final de semana do meu GP em casa entre os primeiros”.

4º – Mark Webber – Red Bull

“Nós não conseguimos sair mais hoje. O pessoal fez um bom trabalho com o tempo que nós estivemos na pista com condições difíceis. Houve uma garoa aqui e ali, mas cronometramos tudo da melhor maneira possível. Esta foi uma das sexta-feiras mais encorajadoras que já tivemos em um longo período de tempo. Espero que continue assim amanhã. Nós vimos que as coisas podem mudar dia após dia no campeonato, então estou ansioso para o classificatório – que deverá ser bom para nós”

5º Jenson Button – Brawn GP

“Nós obtivemos mais voltas do que esperávamos inicialmente hoje, com menos chuva do que as previsão estava esperando. O carro parece estar trabalhando bem com a primeira opção dos motores, o que é encorajador e o ritmo é bom. Eu lutei um pouco com o equilíbrio do carro com o outro jogo de pneus, então espero que possamos resolver isso durante a noite para estarmos prontos no classificatório”

6º – Jarno Trulli – Toyota

“Tudo deu certo hoje. Fizemos nossos trabalhos habituais dos testes de sexta-feira. A chuva nas duas sessões tornou as coisas um pouco mais difíceis, o que é normal. Com isso, não devemos ter muita aderência amanhã. Acredito que as mudanças que fizemos no carro nos colocam na direção certa. Espero que a gente siga evoluindo no final de semana. Depois do ótimo resultado de Suzuka, estou realmente motivado para a corrida”.

7º Sebastian Vettel – Red Bull

“Resumindo, foi uma boa sexta-feira. Tivemos mais um dia sem enfrentar problemas com o motor, mesmo a gente tendo feito diversas voltas. Precisamos agradecer a Renault por isso. Na parte da manhã o carro estava bem rápido. Agora, vamos analisar os dados para ver onde podemos melhorar. Temos bastante tempo para evoluir até amanhã. A previsão era de chuva, mas choveu pouco. Vamos ver como será no domingo”.

8º – Nico Rosberg – Williams

“Hoje foi um dia de testes de pneus para o treino de classificação e para a corrida. Sabemos mais ou menos o que vamos fazer, mas não está claro ainda como será a corrida. Tudo vai depender das condições da pista. Também dedicamos o tempo para avaliar nosso nível de downforce. Essa é uma questão bastante complicada para encontrar o acerto ideal. Não acho que a gente tenha muito a mudar. No geral, tivemos um bom dia de trabalho”.

9º – Adrian Sutil – Force India

“Hoje tudo correu bem, sem grandes problemas. Apenas trabalhamos, como de costume, na avaliação dos compostos de pneus. Não fizemos nenhuma mudança real no carro durante o dia, já que eu estava muito feliz com o modo que o carro se comportou na pista. O tempo estava um pouco louco e realmente acho que todo mundo esperava mais chuva. De tarde, a pista ficou molhada em alguns trechos e em outros não. Fiquei bastante satisfeito com o progresso que fizemos e espero que a gente possa ter um bom dia amanhã”.

10º – Lewis Hamilton – McLaren

“Foi uma boa sexta-feira. Se nós não temos o carro mais rápido, ao menos estamos consistentes. Não conseguimos andar no ritmo da Red Bull. Mas, para o Brasil, onde não temos o costume de andar bem, estou satisfeito com o que conseguimo”.

“No ano passado, a gente foi rápido nos treinos e não tão bem na corrida. Aqui o KERS será muito importante e estou confiante para a tarde de amanhã”.

11º Romain Grosjean – Renault

“O dia foi muito bom, mas o clima estava tão imprevisível. Nós continuamos sendo capazes de realizar um bom progresso e amanhã de manhã continuaremos trabalhando duro para melhorar meus tempos de volta. Esta é minha primeira experiência no circuito de Interlagos, e este é um ótimo lugar, embora seja um pista difícil cheia de subidas e descidas. Amanhã nós precisamos continuar aprendendo sobre a pista, completando minha preparação para o classificatório e para a corrida”.

12º Robert Kubica – BMW-Sauber

“Hoje, nós testamos diferentes níveis de downforce e completamos alguns longos períodos na pista como forma de preparação para a corrida. No entanto, foi difícil conseguir resultados confiáveis, porque em várias ocasiões estava garoando, e as condições mudaram constantemente nas duas sessões”

13º – Kamui Kobayashi – Toyota

“Foi boa a experiência de começar um final de semana como piloto de Grande Prêmio pela primeira vez. Foi também minha primeira vez pilotando no Brasil. Eu achei que foi uma diversão completa, é um circuito desafiador. Nosso trabalho foi bom, mas a chuva atrapalhou nossos planos. Com isso, ficou complicado avaliar os ajustes dos carros e também a melhor forma de entrar nas curvas. No final das contas, acho que o carro esteve competitivo e acho que foi um bom dia para mim. Temos que melhorar muitas coisas e por isso vou trabalhar duro com meus engenheiros para me preparar para minha primeira corrida. Estou ansioso para isso”.

14º – Kazuki Nakajima – Williams

“O clima estava bastante complicado hoje. Mas, felizmente eu ainda consegui dar algumas voltas com a pista seca. Trabalhamos em cima de diversos pontos pensando no treino de amanhã. Toda vez que eu ia para a pista com pneus novos, começava a garoar. Isso me prejudicou hoje”.

15º Nick Heidfeld – BMW-Sauber

“Nós mudamos bastante o carro após a primeira sessão, pois ele realmente não estava bom. As mudanças definitivamente significaram melhorias, mas o equilíbrio ainda não está como nós queríamos. Ainda temos muito trabalho a fazer. A pista está melhor do que nós esperávamos, então eu não posso reclamar sobre qualquer chance da pista estar pior do que o ano passado. Ainda existem imperfeições é claro, mas nada com o que se preocupar”

16º – Vitantonio Liuzzi – Force India

“Com esse clima imprevisível é importante estar na pista no momento certo. Então, o resultado final não representam a ordem real dos carros. No geral, o carro está respondendo bem às mudanças que fizemos. Infelizmente, enfrentei tráfego em diversas voltas, o que prejudicou meu tempo. Mas, estou feliz com o carro e confio em uma bola classificação amanhã. Se o tempo permanecer instável como hoje, ou se chover, temos melhores chances”.

17º – Hekki Kovalainen – McLaren

“Foi um dia produtivo. As vezes isso não fica claro com o resultado, mas a gente conseguiu fazer alguns progressos hoje. Nosso programa hoje visou avaliar o ritmo para a corrida e também testar os compostos de pneus. Os dois tipos parecem bons e o desgaste foi muito pequeno. Por isso, eu acredito que teremos um bom ritmo para a corrida”.

19º – Jaime Alguersuari – Toro Rosso

“Eu gostei do meu primeiro dia neste circuito, que possui uma boa combinação de curvas rápidas e lentas, o que faz nossa pilotagem ser divertida, no geral o treino livre foi bastante bom, embora a pista estivesse um pouco traiçoeira, quando estava um pouco suja. Eu continuo aprendendo e melhorando minha velocidade. Ainda temos espaço para melhorar a configuração do carro, especialmente com os pneus macios”.

20º – Giancarlo Fisichella – Ferrari

“18º e 20º não é o resultado que podemos dizer que estamos felizes. Mas, para usar a expressão futebolística, está tudo muito disputado, como tem sido durante toda a temporada. Em cima disso, nós também já estamos pensando em 2010, o que faz que torna ainda mais difícil entender o que estamos exatamente comparando com os outros. Tivemos uma dificuldade no segundo setor, onde o downforce é mais importante. Para amanhã, não podemos cometer nenhum erro. Um décimo de segundo pode tirar qualquer um no Q1”.

Fonte: F-1 na Web – Lucas Martins