Emoções garantidas no GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1

17 de outubro de 2009

Jenson Button e a equipe Brawn podem celebrar amanhã, em Interlagos, os títulos de pilotos e construtores da Fórmula 1 de 2009. Para o inglês Button basta um simples terceiro lugar. E a Brawn só precisa de um ponto para ser a campeã entre as equipes. A festa em Interlagos começará com a presença de Daniela Mercury cantando o Hino Nacional no pódio e vai fechar com Felipe Massa acenando a bandeira quadriculada para o vencedor da corrida. O Horário Brasileiro de Verão começará na madrugada de hoje para amanhã quando os relógios serão adiantados em uma hora. A largada da prova está marcada para às 14h deste domingo com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão.

Há muitas novidades importantes sobre a corrida deste ano. O troféu produzido pela Braskem tem o mesmo desenho do arquiteto Oscar Niemeyer, inspirado nas colunas do Palácio da Alvorada. Entretanto, agora, os quatro troféus serão produzidos e montados em uma usina armada dentro do próprio autódromo onde funcionava o Village até o ano passado. E a matéria prima – resíduos plásticos – será recolhida no próprio circuito, nos três dias do evento, e reciclada para a confecção dos troféus. Jornalistas brasileiros e estrangeiros acompanharam na sexta-feira uma demonstração do processo.

Pela primeira vez, a revista americana ‘Playboy’ fará um editorial de moda em um GP de Fórmula 1. E escolheu exatamente Interlagos e a cidade de São Paulo. Hoje e amanhã, uma equipe americana estará fazendo fotos de modelos durante as atividades dos treinos e corrida. Além do fotógrafo, a revista enviou ainda o editor e a editora de moda para o trabalho. A reportagem será publicada em todos os países onde a revista é editada, alcançando cerca de 10 milhões de exemplares.

O São Paulo Futebol Clube tornou-se um clube pioneiro em uma parceria com a Fórmula 1. O clube tem uma arquibancada própria no autódromo, o Paddock Tricolor, no setor T, e levará torcedores do clube par assistir à corrida ao lado de jogadores do time e conhecidos são-paulinos. Hoje, após o treino de classificação, os torcedores terão a opção de seguir direto para o estádio do Morumbi onde assistirão ao jogo entre São Paulo e Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.

A cantora baiana Daniela Mercury voltará a cantar o Hino Nacional antes da largada da prova. Ela cantou pela primeira vez em Interlagos em 2005 e, este ano, decidiu fazer uma pequena mudança, abrindo a interpretação com alguns versos da ‘Aquarela do Brasil’ para, em seguida, cantar o hino.

A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 também será lembrada durante o GP. Com a colaboração de Bernie Ecclestone, defensor da candidatura carioca, e dos organizadores do GP Petrobras do Brasil, o Ministério do Esporte convidou atletas beneficiados pelo programa Bolsa Atleta Federal e outros esportistas vinculados a clubes, federações e confederações. Os atletas ficarão no setor K do autódromo de Interlagos.

A presença do piloto Felipe Massa, que só voltará a competir em 2010 pela Ferrari, foi proporcionada graças a um pedido especial de Bernie Ecclestone, presidente da FOM, prontamente aceito por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari. A diretora-executiva da International Promotions, responsável pela operação da corrida, Claudia Ito, classificou como ‘excelente’ o primeiro dia de trabalhos em Interlagos. “Foi a sexta mais tranqüila dos últimos anos. Não tivemos problemas e tudo caminha bem”.

Foto:Brawn GP.