Confira os comentários dos pilotos após classificatório

18 de outubro de 2009

1º Rubens Barrichello – Brawn GP
“É uma momento especial para mim”, disse Rubinho. “Obviamente é um grande momento quando você vai para a pista e possui o equilíbrio, não importando se está seco ou molhado. Eu estou muito feliz, e embora eu possa estar com menos combustível do que eles, é melhor largar na frente e ter meu próprio ritmo de corrida, ao invés de ficar no meio do grid”.

2º Mark Webber – Red Bull
“Eu não acho que provavelmente tenha sido a melhor escolha, ter iniciado o treino naquelas condições”, disse Webber. “Todos os pilotos com que eu conversei tinham a mesma opinião, felizmente a melhor decisão foi tomada no final, mas a TV controla as coisas e nós tivemos que recomeçar. Nós aprendemos hoje quando se deve, e quando não se deve pilotar. Estes não são carros de passeiros, são F-1s”.

3º Adrian Sutil – Force India
“Nós tivemos alguns problemas na sexta-feira quando estava seco, e nós não parecíamos estar tão bem”, disse o alemão. “Por causa disso, eu realmente estava torcendo para chover, e choveu muito. Na Q2, com uma chuva extrema, nós fomos extremamente bem, e na Q3 eu dei uma boa volta no final”.

4º Jarno Trulli – Toyota
“Foi uma sessão classificatória muito intensa. Na Q1 o único objetivo era manter o carro na pista e tentar um tempo de volta razoável, pois as condições eram horríveis, e havia muita aquaplanagem. Foi extremamente difícil e o importante era manter o foco. Seria muito bom repetir o pódio que eu conquistei no Japão e eu lutarei muito para isso”.

5º Kimi Raikkonen – Ferrari
“Com os pneus intermediários o carro não é tão fácil de pilotar quanto com os pneus para a chuva. Se a pista permanecesse totalmente molhada talvez nós estivéssemos em uma melhor posição. Esperamos ser capazes de lutar pelo pódio amanhã. Sabemos que o carro está com falta de aderência, mas eu estou feliz porque é uma boa posição”.

6º Sebastiem Buemi – Toro Rosso
“É claro que eu estou feliz, sexto é o meu melhor resultado em classificatórios. Foi uma sessão difícil e eu apenas permaneci no carro tentando permanecer concentrado. Nosso objetivo para amanhã é somar alguns pontos. Mas com esse clima qualquer coisa pode acontecer. Eu preferiria o tempo seco amanhã, mas temos estado rápidos em qualquer condição”.

7º Nico Rosberg – Williams
“É muito bom ver que éramos os mais rápidos com a pista molhada durante o classificatório. No entanto, infelizmente, eu acho que nós não fomos rápidos o suficiente com os pneus intermediários. Nós não conseguimos obter o aquecimento necessário nos pneus da frente, então eles não estavam funcionando da maneira correta”.

8º Robert Kubica – BMW-Sauber
“As condições nesse classificatório estavam realmente difíceis. Em um momento, havia tanta água na pista que nós não conseguíamos pilotar o carro. Felizmente, após a parada, as condições melhoraram um pouco. Para a minha surpresa, o carro estava bastante competitivo com muita chuva”

9º Kazuki Nakajima – Williams
“Foi um difícil classificatório com um longo período de espera entre as bandeiras vermelhas e as sessões. Provavelmente seria melhor se continuasse chovendo, pois o carro estava muito competitivo em condições de chuva. É a primeira vez que eu fico entre os 10 primeiros desde o GP da Hungria, então eu espero por uma boa corrida amanhã”.

11º Kamui Kobayashi – Toyota
“Foi uma sessão muito difícil para a minha primeira vez em um classificatório da Fórmula 1. As condições estavam muito difíceis porque estavam mudando a toda hora e também tínhamos muita aquaplanagem. Eu nunca pilotei nesta pista e nestas condições, então certamente foi difícil mas o carro estava bem. Veremos como será a corrida amanhã”.

12º Jaime Alguersuari – Toro Rosso
“Não foi tão ruim e eu estou feliz com o resultado. Havia muita água e estava muito fácil de se acidentar, então minha prioridade era me manter na pista e não cometer qualquer erro. A visibilidade está muito ruim nessas condições, então esperamos ter melhores condições para amanhã”.

10º Fernando Alonso – Renault
“Eu acho que esta foi o classificatório mais longo em que eu já participei! As condições climáticas deixaram as coisas interessantes, mas o carro não tinha o ritmo para classificar acima da posição que conquistamos no grid. Se o clima mudar novamente amanhã ele irá a afetar na corrida e nós poderemos reagir”.

13º Romain Grosjean – Renault
“A chuva estava muito forte na primeira parte do classificatório, mas eu estava muito feliz com o carro. A condição era igual para todos os pilotos e eu fui bem nessas condições. Eu também quero agradecer os meus mecânicos pelo ótimo trabalho feito na reparação do meu carro, após o meu acidente desta manhã”.

14º Jenson Button – Brawn GP
“Não dava para fazer nada. O carro estava saindo muito de frente e na minha segunda volta os pneus traseiros já tinham ido embora. É difícil prever algumas coisa para amanhã, mas se a pista estiver nessas condições, tudo pode acontecer”.

16º Sebastian Vettel – Red Bull
“Eu não estou feliz, é muito frustrante. Eu deveria ter ido melhor, mas as condições eram muito difíceis. Houve uma janela quando o circuito estava mais rápido, mas nós não pudemos usá-la porque ficamos presos no tráfego. Não é a melhor posição para largar amanhã, estávamos por uma melhor posição”.

17º Heikki Kovalainen – McLaren
“Esta foram uma das piores condições que eu já experimentei em um final de semana de corrida. Eu gosto de pilotar na chuva, mas hoje havia tanta aquaplanagem que estava difícil manter o carro na pista. Também a visibilidade estava muito ruim, quando você permanecia atrás de outro carro. O resultado mostra que ainda sofremos com a falta de downforce”.

18º Lewis Hamilton – McLaren
“Esta foi uma performance muito ruim de nossa parte.Nosso carro estava tão ruim na chuva, você não era capaz nem mesmo de acelerar ao máximo nas retas. Este é o nível de falta de aderência que eu tive. Estávamos correndo com uma configuração de pista seca, que é muito mais dura, e obviamente isso nos prejudicou”.

19º Nick Heidfeld – BMW-Sauber
“É claro que é muito chato ser eliminado na Q1, mas eu simplesmente não tive chance. Nós sabíamos que certamente iria chover, e ajustamos nosso carro mais alto em relação ao chão, mas não foi o suficiente dada a quantidade de água. Aquilo já não era mais pilotar, era natação”.

20º Giancarlo Fisichella – Ferrari
““Todos os lugares da pista estão perigosos”, disse Fisichella. “Até mesmo nos boxes, então eles devem fazer alguma coisa. Eu aquaplanei e rodei nas curvas de baixa velocidade. E daí o sistema anti-stall (dispositivo que não deixa o carro “morrer”) não funcionou de novo”.

Fonte: F-1 na Web – Lucas Martins