Evento terá as primeiras competições de veículos 4×4 homologadas pela CBA

21 de outubro de 2009

Contagem regressiva para o maior evento do universo 4×4 do país. A partir desta sexta (23), São Paulo sedia o VI Festival e Expo Brasil Off-Road, que vai reunir, no Centro de Exposições Imigrantes (zona Sul da Capital paulista), uma feira de produtos e serviços voltados aos amantes do fora-de-estrada, o Encontro Nacional de Jeep Clubes, a exposição de veículos militares, diversos modelos 4×4 e muita ação.

Como não bastasse, o VI Festival e Expo Brasil Off-Road também será um marco para o esporte a motor: o evento abrigará as primeiras competições de veículos fora-de-estrada homologadas pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo – no país. Será a primeira vez, também, que a Fasp – Federação de Automobilismo de São Paulo -, filiada à CBA, vai fiscalizar as provas durante o festival. “A pista será vistoriada por três comissários técnicos, que vão conferir se ela atende aos padrões de segurança para o público e para os pilotos, assim como os veículos”, declarou Otacílio Marcondes Neto, presidente do Jeep Clube do Brasil e diretor da divisão off-road da Fasp, seção criada recentemente para coordenar as atividades fora-de-estrada.

Durante o VI Festival Brasil Off-Road, o público poderá acompanhar os pegas de cinco categorias: na pista de 500 metros de extensão, especialmente construída na área externa do Centro de Exposições, serão disputadas as provas de Indoor Força Livre, Indoor Gaiolas, Indoor Aspirados; dali também serão vistas as largadas e chegadas das competições de longa distância Raid e Endurance.

As modalidades Indoor são provas de obstáculos contra o relógio e em circuito fechado. A equipe vencedora será a que percorrer todo o circuito com a menor média de tempos na bateria final. Os treinos livres acontecem na sexta-feira (23), o classificatório para a ordem de largada no sábado (24), e a prova, no domingo (25).

O Raid é a modalidade mais tradicional do off-road. É uma prova de regularidade com percurso de mais de 100 km, composto por trilhas com acesso possível apenas aos carros com tração 4×4 e suspensão especial. A prova acontece no sábado, com largada prevista para as 10h e chegada às 16h.

O Endurance 4×4, que no VI Festival Brasil Off-Road terá a duração de 24 horas, com saída às 20h da sexta-feira, consiste de várias provas especiais com níveis de dificuldade variados. Os competidores são avaliados e marcam pontos de acordo com o desempenho em todo o percurso. As provas compreendem circuito especial, comboio, deslocamentos e acampamento. Acesse: www.brasiloffroad.com.br