Stock Car: Título começa a ser definido em Curitiba

21 de outubro de 2009

O clima de decisão está no ar. A nona etapa da Copa Nextel Stock Car, que será disputada neste domingo (25) em Curitiba, marca o início da Mobil Superfinal que vai apontar o grande campeão da temporada 2009. Os dez pilotos mais bem colocados no campeonato seguem com chances de ficar com a taça. A corrida paranaense será transmitida ao vivo pela TV Globo, às 11h, dentro do programa Esporte Espetacular.

Após intensas e equilibradas disputas nas oito primeiras etapas, os dez pilotos que tiveram melhor pontuação disputam o título da principal categoria do automobilismo nacional nas últimas quatro corridas do campeonato. Com vencedores diferentes em todas as corridas, a temporada foi marcada pelo equilíbrio. Muito por conta do novo pacote técnico, que manteve poucos equipamentos, como motor e os aprovados pneus Eagle da Goodyear.

O grande favorito é o líder Cacá Bueno (Peugeot), que começa a disputa com 235 pontos, 12 de vantagem sobre Valdeno Brito (Peugeot), seu perseguidor mais próximo. Também estão na luta para ser campeão Thiago Camilo (Chevrolet), Átila Abreu (Chevrolet), o atual campeão Ricardo Maurício (Chevrolet), Marcos Gomes (Chevrolet), Daniel Serra (Peugeot), Allam Khodair (Peugeot), Max Wilson (Chervolet) e Luciano Burti (Chevrolet).

Agitação começa hoje (quarta-feira)

O agito dos pilotos em Curitiba começa antes mesmo de entrarem com os carros na pista. Exatamente às 10 horas da manhã de quarta-feira (21/10) acontece o Pit Stop dos Marechais, entre as avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, com a presença do piloto Valdeno Brito. No Pit Stop, oito mecânicos trocarão os pneus Goodyear do carro sem interromper o trânsito, em uma ação de poucos minutos que o público poderá acompanhar da calçada.

Na quinta-feira (22) é a vez da carreata pelas ruas da capital paranaense, com a presença de cinco carros, inclusive o carro madrinha da Goodyear. A partir das 11 horas os carros saem da Praça das Nações Unidas, descem a Rua XV de Novembro, viram a esquerda na Rua João Negrão, viram a direita na Rua Marechal Deodoro, seguem pela Rua Emiliano Perneta, viram a direita na Rua Visconde do Rio Branco, viram a direita na Vicente Machado, seguem pela lateral da Praça General Osório, viram a esquerda na Rua Des. Ermelino Leão, viram a direita na Rua Cruz Machado, viram a direita na Rua Ébano Pereira e param na Rua Luiz Xavier.

Já na sexta-feira (23), a Goodyear dá continuidade a seu planejamento de integração com a comunidade. Das 12h às 15h, cerca de 30 crianças do Instituto Pequeno Cotolengo vão acompanhar as atividades de pista no camarote da Goodyear.

Entenda a Superfinal

Na Mobil Superfinal todos os pilotos participam das provas e pontuam normalmente, mas os postulantes ao título ganham pontuação especial, sendo assim os únicos a terem possibilidades matemáticas de ocupar a primeira colocação ao final da temporada. Desta forma, cada um deles inicia esta fase com 200 pontos, mais uma pontuação equivalente ao resultado de uma corrida, de acordo com sua colocação no campeonato.

Assim, o líder começa com 225 pontos, o segundo colocado com 220 e assim sucessivamente, até o décimo que inicia a briga pelo título com 206 pontos. Somam-se ainda os pontos acumulados durante a definição do grid de largada de cada etapa, que distribui três pontos ao pole position, dois ao segundo colocado e um ponto ao terceiro colocado.

Foto:Divulgação.