Toyota apresenta novidades no Salão Internacional de Tóquio 2009

22 de outubro de 2009

A mobilidade sustentável deu o tom no estande da Toyota no Salão de Tóquio. Entre as principais novidades da marca, destacam-se os carros-conceito Prius Plug-in Hybrid, FT-86 e FT-EV II, além do sedã de luxo SAI. O Prius Plug-in Hybrid, baseado na terceira geração do modelo, permite a recarga das baterias de íons de lítio tanto com a utilização do motor a gasolina, quanto em tomadas domésticas de 100V ou 200V. Desta forma, o modelo alcança uma autonomia de cerca de 55km/l e emissão de CO2 de aproximadamente 42g/km.

Já o carro-conceito FT-86 é um compacto esportivo com tração traseira e carroceria leve. Seu motor 2.0 litro, aliado ao baixo peso do modelo, proporciona alta performance e baixa emissão de poluentes. Outra novidade é o conceito FT-EV II, projetado para curtas distâncias. Suas dimensões são menores que a do ultracompacto Toyota iQ e mesmo assim mantém a configuração interna para quatro pessoas.

O FT-EV II utiliza tecnologia drive-by-wire por meio de um joystick com funções de acelerador, freios e volante. O modelo possui motor híbrido, baterias com autonomia de 90km e velocidade máxima superior a 100km/h. Outra atração do Salão Internacional de Tóquio é o Fórmula 1 TF109, da equipe Panasonic Toyota.

O Toyota SAI possui um sistema híbrido gasolina-elétrico, com um motor 2.4 litro. O modelo tem baixo consumo de combustível (23km/l), conta com Plástico Ecológico em aproximadamente 60% do revestimento interno e possui ainda alto nível de dirigibilidade, conforto e performance aerodinâmica. Outro destaque do SAI é a segurança, com avançadas tecnologias como o Pre-crash Safety System (incluindo radar de ondas milimétricas).

Durante sua apresentação para a imprensa, o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, afirmou que a Toyota está empenhada em incrementar a sua linha de produtos híbridos, que serão o foco do mercado automotivo num futuro bem próximo. O executivo ressaltou ainda que a companhia continuará se esforçando para produzir veículos que as pessoas tenham desejo de dirigir.

Lexus
No estande da Lexus, os destaques foram o superesportivo LFA e o carro-conceito LF-Ch. Com início de produção no início de 2010, o LFA traz carroceria de fibra de carbono, cerca de 100kg mais leve do que a de alumínio, e é equipado com motor 4.8 litros V10, construído com materiais leves (liga de magnésio, titânio e alumínio), o que permitiu dimensões inferiores aos motores V8 da marca. O LFA acelera de 0-100km em 3,7s e possui velocidade máxima de 325km/h.

Já o carro-conceito LF-Ch é um compacto de luxo híbrido para dois passageiros, que combina alta performance com baixa emissão de poluentes.

Conheça:www.toyota.co.jp/press/tokyo-ms2009