Jipe guado por controle remoto é atração na Expo Brasil Off-Road

24 de outubro de 2009

O veículo criado pelo mecânico Luís Henrique do Amaral – atual prefeito do município de Cocalinho (MT) -, promete ser uma das grandes sensações do VI Festival e Expo Brasil Off-Road, o maior evento para os amantes do fora-de-estrada do país. Afinal, não é todo dia que se vê um veículo de verdade, com duas toneladas, andar “sozinho” por aí.

Construído, inicialmente, para ser utilizado em competições todo-terreno, o veículo acabou ganhando um sistema de radiocontrole, o qual permite que seja pilotado a até 1.500 metros de distância.

Caracterizado como um Jeep ano 1954, o protótipo possui motor Chevrolet de 6 cilindros em linha, com 4.100 cm³ de cilindrada, alimentado por carburador e com 186 cavalos de potência máxima.

A suspensão reforçada conta com oito feixes de mola (normalmente, o Jeep tem apenas quatro, um para cada roda) e os freios são a disco nas quatro rodas. O peso total é de 2.050 kg.

O trabalho inusitado feito por Luís Henrique foi adaptar o sistema de rádiocontrole retirado de um aeromodelo do tipo helicóptero, fabricado pela Futaba. “Além do sistema de rádiocontrole, foram instalados oito servomotores, que são acionados pelos sinais emitidos pelo controle remoto e executam os trabalhos que seriam feitos pelo motorista”, explica o autor do projeto.

Dessa forma, a até 1,5 km de distância, o “piloto-remoto” tem acesso aos comandos do acelerador, freio, direção, embreagem, buzina, faróis e até a um sistema de injeção de óleo sobre os pneus, para facilitar as derrapagens e manobras radicais feitas por Luís Henrique.

Durante os três dias do VI Festival e Expo Brasil, serão realizadas várias exibições do Jeep radiocontrolado para o público na pista de terra construída na área externa do Centro de Exposições. A primeira delas acontecerá nesta sexta-feira (23), a partir das 14h00, durante a abertura oficial do evento.

SERVIÇO

VI Festival e Expo Brasil Off-Road
Data: 23 a 25 de outubro de 2009

Horários:
Sexta-feira: das 14h às 22h
Sábado e domingo: das 10h às 21h

Local:
Centro de Exposições
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo / SP