Rodrigo Sperafico larga na pole position da sétima etapa

24 de outubro de 2009

O paranaense Rodrigo Sperafico, piloto da Carlos Alves Competition Team, conseguiu fazer o melhor tempo na prova de classificação, que aconteceu nesta manhã de sábado (24), no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba, com a marca de 52.420 e a fantástica média horária de 175,12, confirmando a previsão do chefe do time, o experiente Carlão Alves.

Ao seu lado na primeira fila estará Rafael Daniel, FTS Competições (Peugeot), que fez a volta em 52seg527. Gustavo Sondermann, da Gramacho Costa (Peugeot), largará na terceira posição, com o tempo de 52seg533. O atual líder da competição, o paulista Felipe Lapenna, da Full Time Junior Team (Peugeot), largará apenas na 24ª posição, 53seg359. A prova deste domingo terá transmissão ao vivo pelo Speed Channel e pela RaceTV (www.racetv.com.br).

Bastante satisfeito com o resultado e com o carro, Rodrigo Sperafico espera manter o bom ritmo dos treinos na prova para colocar os carros da sua equipe entre os cinco primeiros colocados. “Estou com um carro muito bom desde os treinos de sexta. Ele está muito constante e reagiu bem com os reajustes que fizemos”, comentou o piloto, que faz sua segunda prova na Copa Vicar.

Sperafico (fotos) usou de toda a sua experiência para aproveitar a hora certa e estabelecer o melhor tempo, numa classificação extremamente disputada, num circuito difícil e perigoso, onde qualquer vacilada poderia complicar todo o projeto da equipe, que era o de largar com os dois carros, tanto o de Sperafico quanto o de Julio Campos (Sherwin Williams-Metalatex), entre os cinco primeiros.

Mas, deu tudo certo para os propósitos do time, por que além da pole position de Sperafico, o paranaense Julio Campos vice-líder do torneio, vai largar em quinto, posição que pode fazer com ele retorne à liderança do campeonato, uma vez que Felipe Lapenna o atual líder, ficou apenas na 24ª posição do grid de largada.

Carlão Alves, aliviado e feliz após o resultado da classificação, contou a estratégia usada para conseguir esta importante pole position: “Todo o nosso plano deu certo, por que eu sabia que o carro do Rodrigo estava muito bom nos treinos de ontem. Ele só não conseguiu ser o melhor ontem, por que sempre puxava o Julinho, que não está com um bom motor. Então se hoje, fizéssemos o contrário, isto é, se o Julio puxasse o Sperafico, ele teria uma grande chance de fazer a pole. Foi isso que fizemos e a pole veio”, afirmou Carlão.

O terceiro carro da equipe, pilotado pelo paulistano Marcelo Tomasoni, vinha muito bem na classificação, estando sempre entre o 15 primeiros, mas antes de passar o set de pneus novos, escapou na curva da entrada da reta dos boxes, e deu uma grande batida no muro de proteção, mas felizmente nada sofreu além dos graves danos no seu Peugeot.

A prova terá transmissão ao vivo pelo Speed Channel e RaceTV, a partir do meio dia do domingo. 

Fotos: Fernanda Freixosa/Sanderson Pereira/Divulgação.