F-Truck: Chuva transforma treino classificatório em loteria em Santa Cruz do Sul

25 de outubro de 2009

A chuva deu as caras na região de Santa Cruz do Sul (RS) e transformou o treino classificatório da 8ª etapa da Fórmula Truck em uma verdadeira loteria. Principalmente porque o tempo ruim deu uma breve trégua durante a tomada de tempos, permitindo que a pista secasse e parte dos pilotos obtivesse vantagem. Líderes do campeonato, como o brasiliense Geraldo Piquet – 4º colocado na tabela de pontos – foram prejudicados pelo tempo instável. Geraldo, por exemplo, tinha o quinto melhor tempo quando a pista começou a secar. “Estava com um tempo bom e entraria no Top Qualifying. Mas a pista secou na parte final do treino e quem saiu para a volta rápida depois da metade levou vantagem”, comentou o piloto da equipe ABF Competições, lembrando que na definição do grid da Fórmula Truck, os pilotos entram na pista sozinhos – de acordo com a ordem definida por sorteio – e têm direito a apenas uma tentativa de marcar tempo.

Por causa da melhora das condições da pista, Geraldo Piquet terminou o treino com o 11º tempo, e larga da sexta fila do grid neste domingo. A previsão meteorológica, porém, aponta que a chuva deve cessar até a corrida – beneficiando os caminhões de 12 litros, como o Axor Mercedes-Benz pilotado por Geraldo Piquet. “O grid de largada não mostra a realidade das forças nessa pista. Sem chuva no domingo, podemos fazer uma corrida de recuperação aproveitando o bom acerto que encontramos em Santa Cruz do Sul e terminar no pódio”, apontou, confiante, Geraldo Piquet lembrando a etapa realizada em Buenos Aires há pouco mais de um mês quando largou na 12ª colocação e terminou em terceiro.

A pole-position da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul ficou com Roberval Andrade, que liderou todas as sessões de treinos livres e também foi beneficiado pelos momentos de melhores condições do circuito durante o treino classificatório. Os líderes da temporada, Valmir Benavides e Felipe Giaffone, partem respectivamente da 23ª e 20ª posições neste domingo. Foto:Orlei SIlva/Divulgação.