Iveco lança linha desenvolvida integralmente no Brasil

25 de outubro de 2009

A diretoria da Iveco apresentou neste domingo, dia 25, o novo Iveco Vertis durante a coletiva de imprensa da marca na 17ª  FENATRAN, no Anhembi, São Paulo. O Iveco Vertis é a primeira família de produtos Iveco desenvolvida integralmente no Brasil. O Iveco Vertis é um caminhão médio que vai atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).

O novo modelo foi idealizado pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco, localizado no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), com a colaboração da plataforma mundial de caminhões médios da montadora. O Iveco Vertis é ideal para os segmentos de coleta e distribuição urbana e interurbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada. Com seu inédito caminhão médio, a Iveco completa sua gama de produtos entre 3,5 e 74 toneladas de PBT e passa a disputar o mercado por inteiro pela primeira vez no Brasil. A linha Iveco Vertis é, também, a sexta família de produtos lançada pela Iveco num período de apenas dois anos. Uma expansão nunca antes vista na história da indústria nacional de caminhões.

O ponto de partida para a escolha do nome do novo caminhão Iveco foi a observação do mapa urbano, imaginado como uma forma geométrica dentro da qual podem ser traçados roteiros, transformando suas ruas em linhas retas, na busca da velocidade e objetividade das viagens. Sob esta ótica, os cruzamentos destas linhas podem ser vistos como pontos de partida ou chegada das viagens de um caminhão. Essas interseções formam ângulos, e dentro de um ângulo há um vértice, palavra que chamou a atenção da montadora. A palavra “vértice” foi então analisada em sua raiz etimológica latina, “vertex”, que significa “topo”, “cume”, noções que simbolicamente podem ser associadas com a ideia de realização, de conquista.

Foto: Marcos Vaz/Divulgação.