Ford EcoSport 2.0 Flex disputa prêmio Carro Verde do Ano

2 de novembro de 2009

O Ford EcoSport 2.0 Flex é um dos destaques na eleição do Carro Verde do Ano 2010, nova categoria introduzida este ano em uma das premiações mais importantes da indústria automobilística brasileira, promovida pela revista Autoesporte. A criação do prêmio reflete a crescente preocupação dos consumidores e dos fabricantes com a sustentabilidade ambiental dos veículos.

Na seleção do Carro Verde é avaliado não só o desempenho mas todo o ciclo de vida do produto, desde a energia usada na produção e as emissões durante seu uso até a reciclagem após o fim da vida. Entram nessa análise o consumo de combustível, nível de emissões, nível de ruído, manutenção e reparos exigidos nos primeiros 100.000 km, tipos de materiais usados na fabricação, porcentagem em peso de materiais recicláveis e uso de reciclados.

Também são levados em conta a existência de equipamentos capazes de reduzir a emissão de poluentes, como sistemas de injeção, catalisadores e pneus, marcação das peças para facilitar a reciclagem e uso de materiais certificados. Ainda faz parte da pontuação o desempenho geral da empresa sob o ponto de vista ambiental. São verificados a energia elétrica consumida na montagem, o uso de metais pesados, amianto e cloreto de vinil, plásticos com CFC, tipos de solventes aplicados na pintura, se há tratamento de efluentes na fábrica e controle da conduta socioambiental dos fornecedores.

O Ford EcoSport foi o primeiro utilitário esportivo brasileiro e contar com motor flex, tanto na versão Zetec RoCam 1.6 Flex como na Duratec 2.0 16V Flex. Hoje, 100% da linha é produzida com esse tipo de motorização.

Foto:Ford/Divulgação.