Burti aposta tudo no treino classificatório

4 de novembro de 2009

Luciano Burti (Amanco/Poliron) segue firme na luta pelo título da temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car. Para somar pontos importantes e galgar novas posições na tabela de classificação, o piloto sabe exatamente o que fazer em Brasília (DF), neste final de semana (06 a 08): conseguir largar no pelotão da frente na prova que vale pela décima etapa da competição.

“Essa tem sido a nossa grande dificuldade na atual temporada. Obtivemos boas performances nas corridas, mas nos treinos classificatórios ainda deixamos um pouco a desejar. Agora é hora de mudar isso para lutar pelo título”, afirmou o piloto da equipe Boettger Competições. Na última etapa, realizada em Curitiba (PR), Burti largou na 17ª colocação, fez uma grande corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada em oitavo.

Com os pontos somados na nona etapa, o piloto saltou da décima para a sétima posição na classificação geral, com 215 pontos — a mesma pontuação de Marcos Gomes, sexto colocado, que leva vantagem nos critérios de desempate. Confiante para a corrida em Brasília (DF), Burti também mantém a precaução, pois qualquer erro pode significar o fim da luta pelo título. “Deixar de pontuar nas provas da Superfinal praticamente encerra as chances de um piloto no campeonato. Em contrapartida, uma vitória nessa etapa coloca o vencedor entre os favoritos”, afirmou.

Esta será a segunda prova da temporada no Distrito Federal – na primeira, Burti terminou na oitava colocação –, novamente no anel externo de 2.919 metros. “Brasília é um anel externo bem mais legal que o de Curitiba, porque no anel paranaense são duas curvas e muitas retas. Em Brasília são quatro curvas como se fosse de circuito misto. É uma pista que eu gosto, consegui fazer boas corridas lá”, afirmou o piloto. “É uma pista que proporciona boas corridas porque tem pontos de ultrapassagem. Mas é um desafio grande para os pilotos, não é uma pista fácil. Quando se fala só em quatro curvas, a competitividade é maior”.

A corrida de domingo (08) será transmitida ao vivo na Rede Globo, a partir das 11h (horário de Brasília). Confira a programação completa da 10ª etapa da Copa Nextel Stock Car:

Sexta-feira (06/11)
12h30 – 1º Treino Livre (2×30)
15h20 – 2º Treino Livre (2×30)

Sábado (07/11)
08h15 – 3º Treino Livre (2×30)
11h40 – Treino Classificatório

Domingo (08/11)
11h00 Corrida – 10ª etapa