Competidores avaliam capital cearense como o local mais belo visitado pelo rally de regularidade

8 de novembro de 2009

O bom tempo e o forte calor marcaram a despedida da temporada 2009 do Mitsubishi Motorsports Nordeste em grande estilo na capital cearense. A trilha com cerca de 180 quilômetros, formada basicamente por areia e terra batida, passou por diversos pontos turísticos no Ceará, como a região de Porto das Dunas e da Prainha.

“Com certeza é a paisagem mais bonita de toda a temporada”, afirma Franklins Bandeira, piloto da categoria Turismo. Apesar de ser pernambucano da cidade de Goiânia, ele sempre gostou de correr em Fortaleza. “Sempre fui bem por aqui, adoro correr em Dunas”, explica.

As famílias também compareceram em peso ao rally de regularidade. O casal Francisco e Daniele Alves disputou a prova pela primeira vez na categoria Turismo Light e ressaltou o espírito 4×4. “A gente se inscreveu mesmo pela integração, isso é ótimo neste tipo de corrida”, diz o piloto Francisco. A esposa Daniele ressalta outros pontos importantes da etapa. “Eu gosto por ser algo, além de aventureiro, solidário”.

Na categoria Graduados, a vitória na etapa ficou com os primos potiguares Henrique e Rômulo Cirne. O resultado também deu aos dois o título de Campeão da temporada, com 53 pontos. Foi O tetra campeonato da dupla. “Fizemos barba, cabelo e bigode de novo. Fomos fantásticos, sem muitos erros e graças a Deus deu tudo certo”, explica Henrique. “A gente não consegue treinar muito, mas nossa performance seguindo a planilha compensa tudo”, afirma Rômulo.

O segundo lugar ficou com Daniel Lima e Diogo Lima, de Salvador. “Como não tínhamos mais chances no campeonato, corremos mais tranquilos e tentamos a vitória sem pressão. Quase deu certo”, diz o piloto Daniel.

O equilíbrio marcou a decisão do título na categoria Turismo. Apenas um ponto separou os campeões, Joaquim da Silva Sobrinho e Luis Mendonça, dos vices. Os pernambucanos de Olinda chegaram em segundo lugar na etapa de Fortaleza. “Estamos muito felizes, começamos o campeonato pensando apenas em participar, mas fomos ganhando etapas e acabamos com o título”, explica o navegador Luis.

O vice-campeonato geral ficou com os também pernambucanos, mas de Recife, Ciro de Oliveira e Luan Duarte. Os dois venceram a etapa cearense, mas não bastou para o título. De acordo com o piloto Ciro, “É um campeonato muito equilibrado, perdemos por apenas um ponto de diferença. A gente fez o que pôde e é bom demais vencer a etapa. Só o fato de estarmos nesta grande festa basta”.

A categoria Turismo Light teve como ganhadores os maranhanses Thiago Barbosa e Marcus Barbosa. “União é o nosso segredo. A gente entende o que o outro fala e sempre discutimos qual o melhor caminho a seguir”, afirma o navegador Marcus.

O segundo lugar na etapa de Fortaleza ficou com os irmãos cearenses Luiz Hiram e Luiz Eduardo Bezerra. “Nosso segredo é não brigar. Compreensão e paciência são fundamentais”, para o piloto Luiz Hiram.

Premiação – Durante as quatro etapas da Mitsubishi Motorsports Nordeste, todas as categorias receberam troféus e prêmios especiais. Os três primeiros pilotos campeões na categoria Graduados dividiram prêmio em dinheiro de R$ 39.000,00.

Na categoria Turismo, o piloto campeão da Temporada 2009 recebeu uma viagem com acompanhante no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Costa Verde, um dos mais charmosos hotéis do país, que une conforto e natureza em um espaço exclusivo, localizado na Praia do Forte, próximo a Salvador, na Bahia.

Na categoria Turismo Light, os prêmios e troféus foram entregues a cada etapa para a dupla campeã, para a melhor dupla mista e para a melhor dupla feminina.

Mitsubishi Explora Atacama – Em 2009 o Mitsubishi Motorsports completa 15 anos e para comemorar levará a Nação 4×4 para 4 noites inesquecíveis no luxuoso hotel explora Atacama localizado num dos cenários mais exclusivos do mundo, na cidade de San Pedro de Atacama, no Chile. Serão 11 sorteados, com direito a acompanhantes, sendo um a cada etapa do Mitsubishi Motorsports. Mitsubishi Pró-Brasil – em Fortaleza, a ação social Mitsubishi Pró-Brasil arrecadou mais de seis toneladas de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, repassados ao Instituto Airton Freire.

Classificação Etapa Fortaleza Mitsubishi Motosports Nordeste

Categoria Graduado

1- Henrique Luiz da Costa Cirne / Romulo de Medeiros Cirne (Natal / RN) – 515 pontos perdidos
2 – Daniel Lima Jr / Diogo Lima (Salvador / BA) – 527 pontos perdidos
3- Jefferson Barbalho / Flávio Franca (Natal / RN) – 550 pontos perdidos
4- José Cruz Jr / Amarino Duarte (Fortaleza / CE) – 564 pontos perdidos
5- João Rodrigues / Matheus Fialho (Recife / PE) – 604 pontos perdidos

Categoria Turismo

1 – Ciro Juca de Oliveira / Luan Dutra Duarte (Recife / PE) – 902 pontos perdidos
2 – Joaquim da Silva Sobrinho / Luiz Melo de Mendonça (Olinda / PE) – 1332 pontos perdidos
3 – Tennyson Holder / Herman Doria (Parnamirim / RN) – 1408 pontos perdidos
4- Erli Cabral / Baruc Antonio Pessoa (João Pessoa / PB) – 3212 pontos perdidos
5- João Leone Pinheiro / Jose Arlan Rodrigues (João Pessoa / PB) – 5152 pontos perdidos

Categoria Turismo Light

1- Thiago Lima / Marcus Lima (São Luis / MA) – 2263 pontos perdidos
2- Luiz Hiram Bezerra / Luiz Eduardo Bezerra (Fortaleza / CE) – 3418 pontos perdidos
3- Edilson Freitas / Luciana Queiroz (Fortaleza / CE) – 3500 pontos perdidos
4- Carlos André Gomes / Rogério Gonçalves (São Bernardo do Campo / SP) – 3940 pontos perdidos
5- Ewerton Aquino / Hannah Iorio Dias (Fortaleza / CE) – 4508 pontos perdidos

Classificação Geral do Campeonato

Categoria Graduados
1 – Henrique Luiz Cirne / Rômulo Medeiros Cirne (Natal / RN) – 53 pontos
2 – Jefferson Barbalho Penha / Flávio Marinho de Franca (Natal / RN) – 45 pontos
3 – Jamesson Ribeiro Júnior / Wellington Rezende Júnior (Recife / PE) – 38 pontos
4 – Antônio Martineli Cesarone / José Ribeiro da Conceição (Lauro de Freitas / BA) – 38 pontos
5 – José Saraiva Cruz Jr / Amarino Duarte (Fortaleza / CE) – 34 pontos

Categoria Turismo
1 – Joaquim da Silva Sobrinho / Luis Melo Furtado de Mendonça (Olinda / PE) – 55 pontos
2 – Ciro Juca de Oliveira / Luan Dutra Duarte (Recife / PE) – 54 pontos
3 – Diogo Mesquita Cavalcante / Philipe de Souza Coutinho (Maranguape / CE) – 42 pontos
4 – Tennyson Holder / Herman Doria (Parnamirim / RN) – 36 pontos
5- Agripino Elias de Araújo / André Carvalho de Araújo (João Pessoa / PB) – 35 pontos

Texto: Thomaz Molina/Foto: Tom Papp/Divulgação.