Paulista Off-Road conhece os campeões da temporada 2009

8 de novembro de 2009

A temporada 2009 do Paulista Off-Road de regularidade teve início em 21 de março, em Pindamonhangaba. Após passar também pelas cidades de São Carlos, Salto e São Luiz do Paraitinga, a competição chegou neste final de semana em Taubaté, com a realização da 6ª e última etapa. Após muitos quilômetros percorridos, chegou a hora de conhecer as duplas campeãs das categorias Super Máster e Graduados, e a confirmação do título da Turismo para Bruno Panhoca e Juliana Simões, que chegaram para a disputa matematicamente com o título garantido.

A 6ª etapa teve um grid de 30 carros – 5 na Super Máster, 13 na Graduados, 7 na Turismo, e 15 na Turismo Light, sendo que esta última é uma categoria nova, que não pontua no campeonato, e feita principalmente para os competiores sentirem a adrenalina da corrida. A etapa teve largada às 09h do último sábado sábado, com um percurso de cerca de 120 quilômetros, e passou pelos municípios de Taubaté, Caçapava e Caçapava Velha, sendo desenvolvida em estradas vicinais da região e propriedades particulares. A pista foi navegada totalmente em terra, adequada ao tipo de esporte, e deslocamentos parte em terra, e a maior parte em asfalto.

Disputa acirrada na categoria Super Máster. E o título só foi decidido em Taubaté, já que Marcos e Marcelo Borotoluz tinham apenas um ponto de vantagem para Alfredo e Camilo Turcato. E a dupla Bortoluz de Caxias do Sul, foi mais regular nesta sexta etapa, e garantiu a vitória em Taubaté, e o título da categoria.

Para o piloto Marcos Borotluz a conquista é ainda mais valorizada, pelo qualidade dos competidores no grid. “Com certeza a conquista é ainda melhor, por conta dos adversários, que são de alto nível. As provas do Paulista são conhecidas pela organização, por terem médias bastante justas, tudo do jeito que piloto e navegador gostam, então estou muito feliz com a conquista”, declarou o piloto gaúcho que dominou a prova paulista.

Já Ivan Terni e Thiago Silva, largaram com a disposição de não deixar o título da Graduados escapar, já que estavam a 14 pontos de vantagem sobre a dupla vice-colocada, José Eduardo de Paula e Marco Salioni. E foi o que aconteceu, a dupla subiu no lugar mais alto do pódio mais uma vez, e sagrou-se campeã da Graduados.

Segundo Ivan, a etapa de Taubaté foi uma das melhores provas que já disputou. Agora a dupla irá comemorar, e a partir de dezembro já pensar na próxima temporada, na nova categoria, a Super Máster. “Foi uma prova muito boa, uma das melhores que já disputamos, sem dúvida”, disse Ivan. E Thiago manda um recado para os amigos da Super Máster. “Eles que se cuidem, terão que se preocupar com a gente, que entraremos agora na categoria. Estamos chegando!”, brincou o navegador.

Apesar do título da categoria Turismo garantida, Bruno Panhoca e Juliana Simões encararam a última etapa com a mesma seriedade de sempre. Segundo a dupla é impossível relaxar nas provas do Paulista, eles ficaram com a 2ª posição na prova de Taubaté. “Achamos que estaríamos tranquilos para a etapa, mas foi como se estivéssemos em uma decisão. As provas do Clayton (organizador do Paulista) não têm como você ficar tranquilo, porque senão você acaba cometendo erros”, declarou Panhoca, que acredita que o próximo ano na Graduados será de aprendizado.

Segundo Clayton Prado foi mais uma temporada sem nenhum incidente, tudo correu conforme o esperado, e o principal é que foi muito elogiada pelos competidores. “Todos aprovaram as provas, não tivemos nenhum problema durante a temporada, e o Paulista é feito na raça, o pessoal vem participar porque gosta de verdade. Muitos vêm de muito longe, como os Bortoluz, que são do Rio Grande do Sul, e o mais legal é que eles fazem propaganda do campeonato por lá”, declarou o organizador que após o sucesso da 6ª temporada do Campeonato, já pensa em 2010.

Classificação final do Campeonato

Super Máster

Piloto:
1º Marcos Fernando Bortoluz
2º Alfredo Turcato
3º Ernesto Masamitsu Kabashima

Navegador:

1º Marcelo Nestor Bortoluz
2º Camilo Turcato
3º Sandra Sofia Grotkowski

Graduados

Piloto:

1º Ivan Machado Terni
2º José Eduardo de Paula (Duda)
3º Fabio Rafael Fiorini

Navegador:

1º Thiago Ferreira da Silva
2º Marco Salioni
3º Alexandre Martinez

Turismo

Piloto:

1º Bruno Panhoca
2º Paulo Teophilo Dias Filho
3º Norival de Souza Nogueira Jr

Navegador:

1º Juliana Simões
2º Sônia Emi Sato
3º Marcelo Boscoli Batista

Fotos: Márcio Cruz/Divulgação.