Rally das Serras marca o retorno da dupla Facco/Deusdará em São Joaquim/SC

14 de novembro de 2009

Piloto paulista e navegador cearense, “separados” desde a conquista do título na categoria Super Production no Rally dos Sertões 2009, disputam o Prólogo Noturno nesta sexta-feira, que define o grid de largada para a prova válida pelas 13ª e 14ª etapas do Brasileiro de Rally Cross Country

Agora falta pouco para a dupla da Equipe Acelera Siriema se reencontrar. Nesta sexta-feira (13), Luiz Facco e Silvio Deusdará enfrentam o Prólogo Noturno que marca a abertura do Rally das Serras, que acontece neste sábado e domingo, na região de São Joaquim, em Santa Catarina.

Facco e Deusdará não disputam um rali juntos desde a conquista do título do Rally dos Sertões, em julho, quando foram Campeões na Super Production. Ambos estão ansiosos para esta prova que soma pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, cujas 13ª e 14ª etapas serão definidas nesta prova, que reunirá fortes equipes da modalidade.

O primeiro desafio da dupla acontece nesta noite (13), a partir das 20h30, no Parque das Maçãs. Em um percurso de 2 quilômetros, montado em uma pista em “X” com dois trechos (um de 1.200 e outro de 800 metros), os pilotos pisarão fundo para fazer o menor tempo. Desta forma será definido o grid de largada para o dia seguinte, quem vencer larga na frente e assim, sucessivamente.

“Sempre gostei de especiais e prólogos noturnos. Exigem atenção redobrada mas em compensação a adrenalina é muito maior. Acredito que será um aquecimento para prova do fim de semana que será bem competitiva e exigirá de competidores e equipamentos. Estamos preparados para acelerar”, garante Facco.

Já Deusdará, que deixa o Nordeste para fazer a sua primeira prova do Campeonato Brasileiro de Cross Country no Sul do país está bem empolgado e diz que contará também com a experiência do piloto. “Acredito que será uma etapa muito dura e técnica. Nunca andei nas provas organizadas pelo Dionysio, mas pelas informações que obtive sei que nos agradará bastante. Espero fazer uma grande prova ao lado do Facco”, ressalta o navegador cearense.

Classificação no ranking nacional- Atualmente a dupla da Equipe Acelera Siriema ocupa a terceira colocação no ranking da categoria Super Production no Campeonato Brasileiro de Rally Cross. Mas a pontuação de cada um é diferente: Facco está com 34,5 pontos, pois fez todas as etapas desde o início da temporada, enquanto Deusdará marcou 18,5 pontos, pelas etapas que participou no Rally dos Sertões e somaram pontos para o campeonato nacional. Quem lidera na categoria é a dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo, em segundo vem José Sawaya/André Sawaya.

Neste Rally das Serras, penúltima prova do Brasileiro – a final será o Rally dos Amigos em 5 de dezembro -, a dupla se empenhará para marcar pontos nos dois dias do certame, com um percurso total de 280 quilômetros, divididos em duas especiais (trechos cronometrados) no sábado e mais duas no domingo. O trecho contará com trilhas e estradas serranas do Rio do Rastro e do Corvo Branco, sendo que a variedade de pisos proporcionará um verdadeiro Cross Country aos amantes da modalidade.

Foto:Divulgação.