Dupla Facco/Deusdará termina Rally das Serras em 3º na Super Production

17 de novembro de 2009

Equipe Acelera Siriema vence a segunda especial e fica em segundo na categoria neste domingo (15) em São Joaquim. Com o resultado da prova, dupla manteve a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Ao final de quatro especiais percorridas, que totalizaram cerca de 356 quilômetros, em dois dias de puro Cross Country, terminou neste domingo (15) o Rally das Serras em São Joaquim/SC. A prova somou pontos para a 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade.

A Equipe Acelera Siriema, formada por Luiz Facco e Silvio Deusdará, completou os quatro trechos cronometrados, dois no sábado e mais dois no domingo, em 6h08m19s que lhe garantiu o terceiro lugar no pódio da Super Production e o oitavo tempo na geral dos Carros. Com o resultado, a dupla manteve também a terceira colocação na categoria, no ranking do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

A chuva que dificultou a prova no sábado, não deu as caras neste domingo (15). As duas especiais do dia agradaram muito aos off-roaders e pedras, grandes pedras, não faltaram no percurso. Ainda assim, a dupla finalizou as duas especiais do dia com o segundo melhor tempo da Super Production.

Facco e Deusdará foram os mais rápidos na Especial (SS4) na categoria. Percorreram os cerca de 50 quilômetros em 51m48s. Já na Especial anterior, a SS3, fecharam em segundo lugar na categoria e 1h37m33s para completar os 100 quilômetros do percurso. Segundo o piloto relata, só não tiveram um desempenho mais produtivo no primeiro trecho cronometrado do dia, porque tiveram um problema com ajuste do motor, que impediu um melhor rendimento do equipamento.

“A prova de hoje (15) foi muito gostosa de se fazer. Um estilo de traçado que me agrada: bastante técnica, muitas pedras, mas também alguns trechos de alta, além outros perigosos que não aceitavam vacilo. Acredito que não fosse uma perda de potência na primeira especial, poderíamos ter chegado na frente também”, explica Facco.

O piloto paulista encerra a participação no Rally das Serras com dever cumprido. “Cumprimos nossa meta aqui em São Joaquim, completamos as quatro especiais e mantivemos a terceira colocação no Brasileiro. Agora vamos nos preparar para o Rally dos Amigos”, completa.

Já o navegador cearense, afastado da equipe desde a conquista do título de Campeões no Rally dos Sertões (Super Production), em julho, fecha os três dias programação na serra catarinense, mais empolgado do que nunca.

“Estava com saudades deste estilo de prova, que se tem de fazer também com a cabeça, não é só acelerar. Exige muito do conjunto piloto/navegador/equipamento e tem uma navegação que dá trabalho mas do jeito que gosto. É bom demais estar de volta e sentir este clima bom que toda a equipe proporciona”, ressalta Deusdará.

Facco e Deusdará já têm encontro marcado para o próximo mês. Dia 5 de dezembro a dupla disputa o Rally dos Amigos, no interior de São Paulo, prova que encerra a temporada 2009 de Rally Cross Country.

Participaram do certame deste fim de semana, 19 veículos, dos quais sete da categoria Super Production, além de motos, quadriciclos e caminhões. Os campeões da prova foram Roberto Reijers/Rogério Almeida, em segundo Mauricio Bortolanza/Gustavo Bortolanza e em seguida Marcos Moraes/Edu Sachs.

A Equipe Acelera Siriema conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, SI Indústria, Yokohama e Marinho Pneus e apoio da 4×4 Experts. Visite o site da equipe

Resultado final Rally das Serras (Categoria Super Production) cinco primeiros:

1) Reinaldo Varela/Marcos Macedo 5h59min16s
2) Paulo Lima/Daniel de Andrade 5h59min08s
3) Luiz Facco/Silvio Deusdará 6h08min19s
4) José Sawaya/Andre Sawaya 6h10min30s
5) Rogério Miranda/Damon Alencar 6h01min12s