Divertido, mas ultrapassado. Assim é o circuito de Tarumã para pilotos da Stock Car

18 de novembro de 2009

A penúltima etapa da Stock Car será disputada neste domingo em Tarumã, um circuito considerado tradicional, histórico e desafiante – mas que, para a categoria, pode ter se tornado ultrapassado. Tanto que nem está previsto para o calendário 2010 (o novo Velopark deve receber a corrida de Porto Alegre). Se sair da Stock Car, a pista gaúcha deixará saudades, como afirma um de seus fãs, Thiago Marques (Alpina-Mio-Tekbond).

“Gosto muito da pista de Tarumã e espero que ela permaneça recebendo a categoria, do contrário, eu e vários outros pilotos da Stock sentiríamos saudades deste circuito”, diz o piloto da JF Racing. “Tarumã é uma pista que os pilotos acham divertida, com curvas de alta velocidade, bem desafiante e diferente de pistas modernas, que costumam ter mais trechos travados. Sou fã de Tarumã, mas é claro que existem alguns pontos ultrapassados, como a falta de área de escapes”, diz o paranaense.

Thiago Marques costuma ter um bom retrospecto na pista gaúcha, com várias pontuações dentro do top-10. “Estou ansioso por um bom resultado, até para apagar a má impressão da corrida de duas semanas atrás, em Brasília, onde tivemos diversos problemas mecânicos e não estivemos competitivos”, diz o paranaense.

Nesta 11ª etapa da Stock Car, Thiago Marques dará sequência ao trabalho ecológico de destaque que faz desde a “Corrida Verde”, em Curitiba. As ações incluem lixeiras seletivas nos boxes, uso de papel reciclado nos cartões que distribui para os fãs, distribuição de brindes ecológicos, uniformes feitos a partir de material reciclado de garrafas pet etc. Este trabalho rendeu a Thiago um inédito título de “Agente Ambiental Voluntário do Ibama”. O certificado foi entregue na véspera da corrida de Brasília.

Os treinos para a penúltima etapa da Stock Car serão disputados a partir de sexta-feira. No sábado, ocorre o treino classificatório, que define o grid de largada da corrida de domingo, que será às 11h, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Programação para Tarumã:

Sexta-feira, dia 20
12h30 às 13h – 1º Treino Livre (Grupo 1)
13h20 às 13h50 – 1º Treino Livre (Grupo 2)
15h20 às 15h50 – 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h10 às 16h40 – 2º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, dia 21
8h15 às 8h45 – 3º Treino Livre (Grupo 1)
8h50 às 9h20 – 3º Treino Livre (Grupo 2)
11h40 às 13h – Treino Classificatório

Domingo, dia 22
11h – 11ª etapa (TV Globo – ao vivo)