Revista americana elege Ford Fusion o carro do ano 2010

18 de novembro de 2009

Uma das mais conceituadas revistas americanas, do setor automobilístico, famosa por severos e minuciosos testes de carros, anuncia que, depois de uma seleção de extensa lista de veículos produzidos nos Estados Unidos, acaba de eleger o Ford Fusion – Carro do Ano 2010.

O Fusion foi lançado nos Estados Unidos como ano modelo 2006 e ano a ano foi evoluindo até chegar em 2009 com cinco versões do sedan oferecidas ao mercado: básico S, SE de luxo, SEL de luxo, um modelo Sport e uma versão híbrida, gama suficiente para ser reconhecido como o melhor automóvel americano do momento.

Além disso, há também que se considerar que a Ford Motor Company deu a volta por cima no mercado e com uma nova infra-estrutura organizacional, sob o comando do CEO Alan Mulally, recentemente eleito pela Automobile Magazine, também americana, como o Homem do Ano, já somou expressivos lucros financeiros no 3º trimestre deste ano, inclusive com uma disparada no valor das ações da empresa na bolsa de Nova York.

A Motor Trend argumenta que se o americano de hoje, conscientizado da importância de abandonar a idéia dos grandes carrões de Detroit de antigamente, tem, agora, um sedan de porte médio econômico, seguro, relativamente barato, que agrada o mais disputado segmento do mercado, então esse carro é o Fusion.

Além disso, o veículo oferece uma grande gama de eletrônica embarcada, tecnologias de comunicação, uma versão esportiva e outra híbrida com motores confiáveis e de boa performance. Nos dez primeiros meses de 2009 o Ford Fusion vendeu cerca de 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês de outubro, foram vendidas 151.137 unidades nos Estados Unidos, das quais, a versão híbrida representa 20% do total da demanda pelo modelo.

No Brasil, o Ford Fusion acaba de ser eleito, pelo público que participou da votação da revista AutoEsporte, promovida pela Internet, o Carro do Ano 2010, o que confirma sua popularidade também por aqui, com vendas, até outubro, de mais de 8.000 unidades.

O Ford Fusion oferece duas opções de motorização de alta potência: 2.5 litros de quatro cilindros e o 3.0 litros V6. O veículo é um sedã autêntico com amplo espaço interno e porta-malas. Traz um grande número de equipamentos de série, além de transmissão automática sequencial de seis velocidades, a tração integral AWD, o controle de estabilidade e tração, o ar condicionado de dupla zona, a luz ambiente e o sistema multimídia SYNC com DVD, rádio, CD-player/MP3, conexão multimídia e capacidade para armazenar até 10 Gb de músicas e imagens.