Sangari International Kart GP começa nesta sexta

19 de novembro de 2009

A delegação brasileira está pronta para o desafio internacional que disputará no circuito de Sepang, na Malásia. Pela primeira vez, pilotos vencedores da Copa Brasil de Kart – que foi realizada em Lauro de Freitas, na Bahia, em outubro –, mais um competidor convidado, participarão do Red White Sangari International Kart Grand Prix, que terá início nesta sexta-feira (20), com os treinos livres.

“Ontem (18) recebemos os equipamentos desmontados e, por isso, não foi possível treinar”, disse Binho Carcasci, líder da delegação e membro da Comissão Nacional de Kart. “Hoje (19) já demos algumas voltas, à tarde. Foram treinos de amaciamento de motores e conhecimento dos equipamentos e da pista. Não deu pra ver ainda em que nível estamos, até porque os pilotos não andaram com o peso certo das categorias. Os treinos oficiais começam na sexta (20) e já teremos uma melhor referência”, explicou.

A competição, que distribuirá 45 mil dólares em prêmios, contará com cerca de 120 pilotos, de nove países, divididos em três categorias. Os representantes brasileiros serão: Giuliano Raucci, 10 anos, e Pietro Rimbano, 11, ambos competindo pela categoria Formula Micromax (que reúne cadete e júnior menor). Victor Franzoni, 14, competirá na Rotax Max Júnior. Já Matheus Protti, 16, Vinícius Perdigão, 19, e Rafael Suzuki, 22 – como piloto convidado – serão os pilotos na Rotax Max Sênior, totalizando os seis kartistas que defenderão o Brasil no campeonato.

Os equipamentos usados pelos pilotos possuem motor igual, da marca Rotax, de 100 cm³ de cilindrada, dois tempos e refrigerado a água. Os chassis que os brasileiros irão usar serão Birel, com exceção a Rimbano e Suzuki, que competirão com a marca Intrepid.

A participação brasileira no torneio é uma premiação oferecida pelo Grupo Sangari, multinacional da área da educação. A iniciativa é inédita no kartismo nacional e nasceu de um acordo entre a Reunion Sports e a Comissão Nacional de Kart da Confederação Nacional de Automobilismo (CBA).