Cross Country: Rally dos amigos encerra temporada 2009

3 de dezembro de 2009

A temporada 2009 de Rali Cross Country se encerra neste sábado (05/12), com a disputa do Rally dos Amigos, em Itatinga, interior de São Paulo. Pentacampeão brasileiro com uma etapa de antecipação na categoria Super Production, o paulista Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) corre contra o tempo para disputar a prova com o carro que vai usar no Rali Dacar em 2010.

“Como já garanti o título, estamos trabalhando forte para terminar o carro e usar esta prova como preparação para o Dacar. Vamos tentar fazer este primeiro teste e experimentar o carro”, afirma Reinado Varela. Se conseguir participar da prova, o piloto campeão brasileiro em 2000/2002/2006/2008/2009 terá como navegador Erley Ayala, que estará ao seu lado no maior rali do mundo.

“Se conseguirmos disputar a prova, será uma grande oportunidade de trabalhar no entrosamento da dupla. Espero que dê tempo”, comenta Varela. Com largada no dia 1º de janeiro 2010, a 32ª edição do Dacar vai sair de Buenos Aires, na Argentina, segue para o Chile, para terminar 17 dias depois de volta na capital argentina. Varela/Ayala vão disputar na categoria T2 gasolina, com um Mitsubishi Pajero Full, que está sendo preparado pela equipe Rally Brasil.

O Rally dos Amigos chega em 2009 a sua 12ª edição disputado em uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos. O percurso total será de 186 km , sendo 168 km de Especial cronometrada. O piso é predominantemente arenoso, com travessia de riachos, muitas curvas e desníveis. Com as fortes chuvas na região é possível que os competidores enfrentem atoleiros e bastante água.

Além da disputa da última etapa do brasileiro de Cross Country, o Rally dos Amigos também terá caráter social. Cada competidor deverá doar 2 kg de alimento não perecível no ato da inscrição. O que for arrecadado será revertido para o Fundo Social da Prefeitura de Itatinga, de onde serão distribuídos às famílias carentes inscritas no programa de assistência permanente do município.

“É mais uma prova do companheirismo presente no rali. Acho que todos devem ajudar um pouco. Acabar a fome do mundo é algo muito difícil, mas se cada um fizer a sua parte, podemos colaborar para diminuir este grave problema”, finaliza Varela.

Foto:Sanderson Pereira/Divulgação.

Confira a programação do Rally dos Amigos:

Sábado, 05/12
09h00: Largada da Cidade (Motos e Quadris)
09h30: Largada da Especial (Motos e Quadris)
11h30: Largada da Cidade (Carros e Caminhões)
12h00: Largada da Especial (Carros e Caminhões)
16h00: Premiação Motos e Quadriciclos
18h00: Premiação Carros e Caminhões