Chuva e lama garantem a emoção na prova

4 de dezembro de 2009

A chuva que vem se abatendo nos últimos dias em Itatinga (a 221 km de São Paulo), onde será disputado neste sábado (5/12) o Rally dos Amigos 2009 alterou consideravelmente as condições da pista, montada no interior de uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos. A prova é válida como a 14ª e útima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country para os carros e caminhões, como a 7ª e também última para motocicletas e quadriciclos.

O circuito da 12ª edição do Rally dos Amigos terá um percurso total de 186 km, sendo 18 km de deslocamento inicial (DI), 162 km de teste especial (TE) e 6,5 km de deslocamento final (DF). O piso naturalmente arenoso por onde vão passar os competidores ficou totalmente enlameado, o que deve tornar a prova ainda mais exigente, tanto em relação à resistência dos equipamentos quanto à concentração e preparo físico dos pilotos e navegadores.

De acordo com Eduardo Sachs, diretor técnico da prova, “A pista está prontinha e a chuva que vem caindo no dia de hoje vai dar uma apimentada na disputa. Com o piso molhado, acabamos retirando alguns trechos que considerávamos perigosos e vamos repassar tudo isso aos pilotos durante o briefing”, afirmou. “Posso dizer com toda certeza que esse é o melhor piso de todas as edições do Rally dos Amigos. Temos trechos de cascalho, pedras e trial. Quando começamos a preparar a pista havia um riacho quase seco, mas com a forte chuva esse riacho se transformou em um grande obstáculo para os competidores”, avaliou Sachs. A previsão do tempo é de céu nublado, mas sem chuvas durante o sábado.

Ao longo do sinuoso trajeto serão montados três pontos de abastecimento, apenas para motos e quadriciclos, sendo um emergencial, no km 31, e os oficiais no km 76 e no km 126. Para motos e quadris, o traçado será demarcado com faixas sinalizadoras, dispensando o uso de planilhas. Para os caminhões haverá limite de velocidade de 150 km/h durante as especiais.

Até o início da tarde desta sexta-feira, 208 veículos foram inscritos entre carros, caminhões, motos e quadriciclos, divididos em 11 categorias e totalizando 642 participantes. Mas a expectativa é de que o número seja ainda maior, já que as inscrições se encerraram às 21h.

A movimentação para o Rally dos Amigos 2009 começa às 9h deste sábado, com a largada das motos e quadriciclos em frente ao ginásio municipal de esportes de Itatinga. A partir das 11h30, tem início a prova para os carros e caminhões, com saída no mesmo local. A premiação para os vencedores da prova e aos campeões da temporada será realizada às 18h.

Foto: Idário Café/Divulgação.