Desafio Brasil x Argentina no automobilismo virtual

21 de dezembro de 2009

A rivalidade entre brasileiros e argentinos tem mais um capítulo, desta vez no mundo virtual. Será realizado hoje, o Desafio Internacional Interligas, Brasil x Argentina de automobilismo virtual com a disputa entre as Ligas VPG (Brasil) x RF-A (Argentina).

Serão 36 pilotos, os 18 melhores de cada liga. O desafio marca o encerramento desta temporada, considerada como uma das mais disputadas. A corrida tem início 22h30min (Horário Brasileiro de Verão) com transmissão ao vivo pela internet, através do site: www.ligavpg.com .

De acordo com Adriano Maximiano, Administrador da Liga VPG,  “o mundo virtual de automobilismo, sobretudo nos últimos dois anos, vem crescendo com as transmissões on line das corridas e atraindo cada vez mais patrocinadores de vários seguimentos. Hoje a maioria das equipes conta com patrocinadores próprios, sites e organização para competir em várias ligas ao mesmo tempo”, revela.

Adriano lembra ainda que para participar, o futuro piloto virtual precisa, normalmente, pagar uma taxa de inscrição simbólica, que varia em torno de 20 a 50 reais, ter um bom volante com pedaleira, um micro com placa de vídeo, internet banda larga e tempo livre para treinar.  O público alvo dos simuladores de corrida varia em média de 20 a 50 anos.

“A partir de 1992, com o jogo F1 Gran Prix da MicroProse, primeiro de uma série de jogos de corridas que buscaram simular o comportamento de um carro de corrida em detalhes, que muitos apaixonados começaram a se reunir primeiramente em locais específicos como casas de amigos entre outros, para disputarem corridas em rede, mas foi com a chegada da internet banda larga e com o avanço da tecnologia que o termo automobilismo virtual começou a se tornar mais forte.

Hoje o automobilismo virtual conta com várias ligas organizadas que se espelham em regras e procedimentos reais. As mais tradicionais contam com estrutura como transmissões ao vivo online de suas corridas, sistema de gerenciamento, servidores online 24 horas, site, fórum, patrocínios, colaboradores e mais de 500 usuários que se dividem em campeonatos separados por níveis de experiência e aos poucos vão subindo de categoria”, completou Adriano.

Fotos: www.ligavpg.com