Vitor Meira participa de encontro com presidente Lula

2 de fevereiro de 2010

A um mês e meio do início da temporada 2010 da Fórmula Indy, engana-se quem imagina um período de férias e descanso para os pilotos. Pelo contrário, todos eles formatam extensas agendas de atividades, em sua maioria voltadas à preparação física, requisito básico para o trabalho em pista que será iniciado na segunda quinzena de fevereiro, com os testes da pré-temporada. Nem tudo nestas agendas são exercícios físicos, contudo.

A agenda dos pilotos brasileiros na categoria, por exemplo, substitui a atividade física por um ato social nesta terça-feira (2), no Palácio do Planalto. Eles serão recepcionados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A solenidade em Brasília terá também a presença do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro. A ocasião é decorrente da realização inédita de uma prova da Fórmula Indy no Brasil.

O campeonato de 2010 terá início no dia 14 de março com a São Paulo Indy 300, num circuito de rua na zona norte da maior cidade brasileira. “Um evento histórico para o esporte brasileiro”, como define o piloto Vitor Meira, da A.J. Foyt Racing, um dos que serão recebidos por Lula. “Para nós, pilotos brasileiros, o fato do Brasil receber uma corrida, a primeira do ano, serve como motivação especial nessa fase de preparação”, acrescenta.

Meira não pilota um carro da Indy desde as 500 Milhas de Indianápolis do ano passado. Na prova, sofreu uma contusão na coluna por conta de um acidente e teve de se ausentar do restante da temporada. Sua volta às pistas aconteceu no final do ano, no Desafio de Kart das Estrelas, em Florianópolis, e nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana, em Cotia. “Não senti dor nenhuma nessas duas provas, é como se não tivesse me acontecido nada”, diz.

O trabalho de preparação física levou Meira à participação em uma série de eventos nas últimas semanas. Nos dias 23 e 24 de janeiro, participou no Chile do Meio Iron-man, competição de triatlo. No sábado (30), disputou uma prova de kart em Homestead. No domingo (31), participou da Meia-Maratona de Miami. A agenda desta semana prevê, além do encontro desta terça com Lula, um evento em São Paulo, com o prefeito Gilberto Kassab, na quarta-feira (3).

“A minha agenda anda bem globalizada ultimamente”, brinca o piloto, que voará de volta aos Estados Unidos ainda na quarta. Lá, além de acompanhar os trabalhos de preparação técnica na sede da A.J. Foyt Racing, no Texas, Meira vai se dedicar à preparação física treinando com kart. “Quero fazer esse trabalho com kart pelo menos umas quatro vezes por semana, é algo que contribui bastante no condicionamento físico”, considera o piloto.

Foto: Steve Snoody/IRL/Divulgação.