Stock Car de cara nova em 2010

3 de fevereiro de 2010

A temporada 2010 da Stock Car chega, como sempre, com muitas novidades. Além das mudanças anunciadas ainda em 2009, como novo motor de 520 cv, injeção eletrônica Bosch, utilização do etanol fornecido pela Esso, unificação da Copa Vicar e Pick Up Racing e a chegada do Mini Challenge, a principal categoria do automobilismo nacional terá uma cara nova. A Caixa, patrocinadora oficial da disputa, passa a assinar a competição, com a Copa Caixa Stock Car. A Nextel segue no evento como patrocinadora, ao lado da Goodyear. O início da temporada será no dia 28 de março, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, com encerramento em 5 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A apresentação aconteceu nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo. Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar, realizadora da Stock Car, e Edson Kikuchi, Gerente Nacional de Publicidade e Propaganda da Caixa, falaram sobre a mudança e outras novidades para o ano. Damos as boas-vindas à Caixa, agora na nova condição de naming right, o que confirma a importância da Stock Car para a marca. Trata-se de mais um importante avanço nesta longa parceria”, explica Maurício Slaviero.

“Agregar a marca Caixa nas melhores marcas do esporte brasileiro – Stock Car e Globo – só traz resultados extremamente positivos para nossa empresa”, destaca Edson Kikuchi, Gerente Nacional de Publicidade e Propaganda da Caixa

A mudança da assinatura chega fortalecida pela manutenção de todos os patrocinadores e apoiadores da Copa Caixa de Stock Car 2010, que terá ainda o co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch, Chevrolet e Peugeot como montadoras e a chegada da Itaipava, como apoiadora e cerveja oficial do evento. “Estamos contentes com a confiança depositada por todos os patrocinadores e apoiadores, que seguiram acreditando no projeto”, completa Slaviero.

A temporada 2010 também marcará a segunda edição da Corrida do Milhão. Os organizadores negociam com algumas prefeituras para definir a praça e a data que receberão esta disputa especial. O paraibano Valdeno Brito venceu a primeira edição da prova, em 2008, em uma prova emocionante realizada no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Uma novidade técnica é a utilização de um novo pneu desenvolvido pela Goodyear, fornecedora oficial da categoria. O novo composto esta sendo fabricado especialmente para atender às necessidades da principal categoria do automobilismo nacional, como durabilidade e desempenho. O modelo promete ser ainda mais eficiente para pilotos e equipes da Copa Caixa Stock Car.

Em 2010, a Copa Caixa de Stock Car também seguirá ao lado da Rede Globo de Televisão, que mostrará todas as provas ao longo do ano. A continuidade desta parceria segue sendo fundamental para a visibilidade da categoria e de todas as empresas ligadas à competição, sejam elas do evento ou das equipes e pilotos.

No lado esportivo, a Copa Caixa Stock Car manterá o sistema utilizado em 2009. As equipes disputarão 12 etapas, sendo que as quatro últimas valerão pela Super Final, reunindo os dez mais bem colocados até a oitava etapa. A troca de combustível continuará obrigatória, enquanto a troca de pneu seguirá sendo opcional.

Estrelas do automobilismo nacional de outras categorias também participarão da competição. A ideia é convidar alguns destaques para tornar ainda mais atrativo o evento, mas fora da disputa oficial. O primeiro deles deverá ser Nelsinho Piquet, que correrá na etapa de Brasília. “Estamos conversando com vários pilotos e patrocinadores para esta ação”, que tornará a prova ainda mais interessante”, completa Slaviero.

Calendário 2010

A Copa Caixa Stock Car terá, mais uma vez, 12 etapas, percorrendo dez cidades de seis estados e o Distrito Federal. O calendário já está adequado à data do GP Brasil de F1. A programação de provas e as divisões que estarão participando em cada etapa são as seguintes:

28/03 – São Paulo – Copa Caixa/Mini Challenge
11/04 – Curitiba – Copa Caixa/Pick Up Racing
02/05 – Rio Grande do Sul – Copa Caixa/ Pick Up Racing
23/05 – Rio de Janeiro – Copa Caixa/ Pick Up Racing /Mini
06/06 – Circuito de rua a definir – Copa Caixa/ Pick Up Racing
15/08 – GP Bahia – Copa Caixa/Mini
05/09 – São Paulo – Copa Caixa/ Pick Up Racing /Mini
19/09 – Campo Grande – Copa Caixa/ Pick Up Racing
10/10 – Londrina/alternativa – Copa Caixa/Mini
24/10 – Rio Grande Sul – Copa Caixa/ Pick Up Racing /Mini
21/11 – Brasília – Copa Caixa/ Pick Up Racing /Mini
05/12 – Curitiba – Copa Caixa/ Pick Up Racing /Mini

Campeões da Stock Car

V8

1979 – Paulo Gomes 1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Afonso Giaffone 1982 – Alencar Jr.
1983 – Paulo Gomes 1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann 1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone 1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann 1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1992 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann / Ângelo Giombelli 1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes 1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann 1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra 2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra 2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato 2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco 2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno 2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno

Stock Car Light

1993 – Carlos Col / George Lemonias 1994 – Nonô Figueiredo
1995 – Ariel Barranco 1996 – Alessandro Weiss
1997 – Cacá Bueno 1998 – Carlos Cunha
1999 – Mário Covas Neto 2000 – Rogério Motta
2001- Thiago Marques 2002 – Mateus Greipel
2003 – Luís Carreira Jr. 2004 – Diogo Pachenki
2005 – Renato Jader David 2006 – Marcos Gomes
2007 – Betinho Gresse 2008 – Fábio Carreira
2009 – Rafael Daniel

Stock Jr.

2006 – Felipe Polhetto (Pro) e Linneu Linardi (Master)
2007 – Thiago Riberi (Pro) e Jason Oliveira (Master)
2008 – Lucas Finger (Pro) e Patrick Gonçalves (Master)
2009 – Fábio Fogaça (Pro) e João Marcelo (Master)

Foto: Duda Bairros/Agência We/Divulgação.