Volkswagen lança a pick-up media Amarok

8 de fevereiro de 2010

Com a apresentação à imprensa internacional da nova Amarok, na Argentina, a Volkswagen dá início à fase de lançamento comercial da pick-up mais moderna do mercado mundial. O motor TDI biturbo de última geração com sistema de injeção direta de combustível, estabelece novos padrões no que se refere ao consumo. Quanto à segurança, bem como ao conforto, a nova pick-up apresenta níveis até agora só encontrados em automóveis de passageiros. Ao mesmo tempo, a Amarok é extremamente robusta.

Muitas das tecnologias utilizadas na Amarok são absolutamente novas no segmento das pick-ups médias como, por exemplo, a tecnologia biturbo. Também no que diz respeito ao espaço da cabine, à largura e altura da caçamba, bem como à facilidade e capacidade de carregamento, a Amarok oferece o que há de melhor em seu segmento.

A pick-up da Volkswagen está sendo lançada internacionalmente na versão de cabine dupla (DoubleCab) com quatro portas, que oferece amplo espaço para cinco ocupantes adultos. A versão com cabine simples (SingleCab), com duas portas e caçamba mais longa, estará disponível no primeiro semestre de 2011.

A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Toda esta força não compromete o consumo médio, de 7,6 litros de diesel por 100 quilômetros rodados – 13,1 km/l (em 4×2).

Sua tração 4×4 não permanente (4Motion) proporciona bom desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada, com a utilização de acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das pick-ups. Acionando um botão, o torque é repartido igualmente entre os dois eixos.

Para enfrentar situações mais difíceis, a caixa de câmbio dispõe de um sistema de redução para todo o terreno que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a suspensão progressiva de alta resistência (Heavy Duty), com três camadas de molas principais e duas secundárias, garante proteção elevada contra sobrecarga e conforto uniforme em todas as condições.

O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial por travamento automático, que aumenta a tração em todo o tipo de piso. Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.

A caçamba da Amarok cabine dupla (DoubleCab) apresenta as maiores dimensões da sua categoria: 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes Euro (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.

A altura de carga de 779 mm e a capacidade é de até 1.047 kge, em caso de utilização de reboque, é possível acoplar uma carga máxima de 2,8 t.

Foto:Divulgação.