Entenda as penalidades na F1 em 2010

12 de fevereiro de 2010

Durante uma prova de Fórmula 1, existem várias penalidades para pilotos que não sigam as normas do espetáculo. Durante ou após o GP, comissários podem analisar lances da prova e punir os participantes de acordo com suas infrações. Explicamos abaixo cada uma das possíveis punições.

Para um incidente durante um GP, como queimar largada, cortar uma chincane e ganhar tempo com alguma manobra ilicíta, os comissários possuem três possibilidades de penalidades:

a) Um drive-trough: o piloto penalizado deve passar pelo pit lane, sem parar e continuar a prova.

b) Penalidade de 10 segundos: o piloto deve entrar no pit lane e parar em seu boxe durante 10 segundos e voltar para a corrida

c) Perda indeterminadam julgada pelos comissários, de posições no grid do próximo GP

No entanto, existe uma séria de regras explicando quando a penalidade pode e deve ser aplicada. Como explica a FIA:

Se as penalidades previstas nos itens a) e b)forem aplicadas durante as últimas cinco voltas ou após o término da corrida, a forma de punição é alterada. No caso do item a) serão adicionados 20 segundos ao tempo de corrida do pitolo. Já no caso do item b), 30 segundos serão adicionados ao tempo de corrida.

No caso do haver mais de 5 voltas para o término da corrida, se darão as seguintes situações:

a) Os comissários devem notificar, por escrito, a penalidade imposta ao piloto e assegurarem que esta informação será exibida nos monitores de tempo das equipes

b) Após a decisão dos comissários ser notificada nos monitores de tempo, o piloto penalizado pode cruzar a linha de chegada apenas uma vez antes de ir para o pit lane. No caso de cruzar duas vezes a linha de chegada após a divulgação da penalidade, o piloto receberá bandeira preta e será desclassificado da prova.

O piloto em questão não pode pagar a penalidade caso o safety car esteja já pista, a menos que tenha se dirigido ao pit lane para cumprir o pênalti, antes da entrada do safety car.

Quando um carro está parado no pit lane, como consequência de uma punição, não é permitido os trabalhos da equipe. No entando, após o término do tempo da penalidade, a equipa está liberada para trabalhar no carro.

Fonte: F1Mania.net – redacao@f1mania.net