Kia Venga ganha prêmio de design ‘red dot’

17 de março de 2010

O Kia Venga ganhou o cobiçado prêmio de design ‘red dot’ – o segundo prêmio conquistado pelo mais novo MPV da Kia desde o seu lançamento, no início deste ano. Um júri indicou o Venga como vencedor na categoria ‘design de produto’, baseado no fato de o MPV compacto ter fugido do perfil tradicional de minivan. O prêmio ‘red dot’ é reconhecido mundialmente como um selo de qualidade pela excelência em design e complementa o prestigioso prêmio de design de produtos ‘iF’, já recebido pelo Venga.

“Nossas equipes de desenho podem se orgulhar deste prêmio ‘red dot’. Ele ressalta o sucesso de nossa estratégia de design”, diz Peter Schreyer, diretor de design da Kia Motors. “Os MPVs têm sido, tradicionalmente, uma classe de veículo adquirido por razões práticas. O Kia Venga vai mudar isso. Sua arquitetura equilibrada, interior espaçoso e silhueta dinâmica demonstram que estilo e utilidade fazem uma combinação perfeita. As pessoas vão querer ser vistas dentro de um Kia Venga”.

Como um vencedor do prêmio ‘red dot’, o Venga segue as marcas deixadas pelo Kia Soul, que recebeu ‘menção honrosa’ em 2009.

O prêmio ‘red dot’ – O design de produto é um dos maiores concursos de design do mundo e é realizado pelo Design Centre of North Rhine-Westphalia, desde 1955. Neste ano, fabricantes de 57 países disputavam o prêmio com um total de 4.252 produtos cadastrados. O julgamento foi confiado a um júri internacional de especialistas em design altamente respeitado.

Os juízes examinaram e testaram os produtos, classificando-os de acordo com critérios como nível de inovação, funcionalidade, ergonomia, durabilidade, compatibilidade ecológica e manuseamento intuitivo. O prêmio ‘red dot’ também é atribuído às categorias ‘design de comunicação’ e ‘conceito de design’.

Sistema start/stop e 7 anos de garantia – Desenvolvido especialmente para o mercado europeu e produzido na Europa, o Venga está disponível com quatro opções de motores: dois a gasolina e dois motores Diesel. O modelo mais ecológico, o Venga 1.4 CRDi, vem com sistema ISG start/stop, nível de emissões de carbono de 117 gramas por quilômetro e consumo de combustível de apenas 4,5 litros por 100 quilômetros. Tal como acontece com todos seus carros na Europa, a Kia oferece garantia de sete anos ou 150.000 quilômetros para o Venga.

Foto: Kia Motors