Brasileiro conquista sexta posição na primeira etapa da Fórmula Mazda nos EUA

20 de março de 2010

O brasileiro João Victor Horto (Programa Leilões) disputou sua primeira corrida na categoria Star Mazda Series, nesta sexta-feira (19), em Sebirng, na Flórida, nos Estados Unidos. Horto conquistou a sexta colocação na prova, que contou com a participação de 23 pilotos de diversas partes do mundo. A etapa teve como vencedor o francês Tristan Vautier.

Em seu segundo ano disputando corridas nos Estados Unidos, Horto estava otimista para a disputa de sua primeira corrida na Star Mazda Series. “Ano passado, corri na Fórmula BMW, que tinha no máximo 15 carros. Este ano, a Star Mazda conta com 23 competidores. É um nível muito maior de competição e isso é muito interessante para a minha carreira”, disse o piloto.

Depois de se destacar nos treinos-livres para a primeira etapa, Horto foi confiante para a tomada de tempos. Seu objetivo era se posicionar entre os dez primeiros colocados do grid, porém seu rendimento superou as expectativas e ele se garantiu na sexta colocação. “Fizemos uma boa tomada de tempos e isso empolgou a equipe toda. Estávamos muito contentes com nosso rendimento e sabíamos que poderíamos melhorar ainda mais para a corrida”, contou Horto.

Na corrida, Horto mostrou que se adaptou rapidamente à categoria e fez uma bela prova, cruzando a linha de chegada na sexta colocação. “A corrida foi disputada do início ao fim. Restando poucas voltas para o final, o safety-car entrou na pista e juntou todo mundo. Na re-largada, consegui assumir a quinta posição. Neste momento eu era mais rápido do que o quarto e o terceiro colocados e isso me motivou a tentar ultrapassá-los. Porém, acabei sendo ultrapassado e voltei para a sexta colocação”, contou o piloto. “A equipe toda comemorou muito a minha posição de chegada, pois é apenas a minha primeira corrida na categoria. Todos eles gostaram muito e me elogiaram bastante. Eu, particularmente, achei muito bom, mas poderia ter sido melhor, pois eu estava mais rápido. É claro que não posso deixar de estar feliz em ter terminado em uma boa posição nesta corrida”, completou Horto, que foi o melhor brasileiro da categoria. O paulista Caio Lara finalizou a prova em décimo.

A Star Mazda é o penúltimo degrau antes de se chegar à Fórmula Indy. Nos Estados Unidos, a categoria é muito valorizada. Prova disso, é a quantidade de pilotos de diferentes nacionalidades que disputam a competição.

Confira o resultado da primeira etapa da Star Mazda, disputada em Sebring:
1.Tristan Vautier
2. Jorge Goncalvez
3. Conor Daly
4. Mikael Grenier
5.Anders Krohn
6. João Victor Horto
7. Connor De Phillippi
8. Michael Furfari
9. Chris Miller
10. Caio Lara
11. Rusty Mitchell
12. Gerry Kraut
13. David Ostella
14. Carlos Linares
15. Dom Bastien
16. Carlos Conde
17. JW Roberts
18. Hayden Duerson
19. Juan Piedrahita
20. Tatiana Calderon
21. Court Vernon
22. Ian Harms
23. Richard Kent
Foto: Eric McCombs / KartPress/ Divulgação.