Coluna Eduardo Abbas – A Era das Formigas

4 de maio de 2010

Confira mais uma coluna do jornalista Eduardo Abbas

Estive no estaleiro, passei por uma grande provação e agora retorno firme e forte a coluna no site CARROS E CORRIDAS. Nessa minha ausência aconteceu o GP da China, ultimo antes da fase européia que, para muitos é o real inicio da temporada da Fórmula 1, pois os primeiros GP´s são assim como, caça níqueis para grande patrocinadores.

As coisas não parecem mudar muito em relação aos primeiros grandes prêmios, as grandes equipes se engalfinham em busca de melhores resultados e testam tudo o que podem para garantir uma chegada nas corridas em casa mais próximas do ideal.

A fase asiática tem basicamente a função de continuar com os testes de inverno e levar glamour a lugares inóspitos. Eu, sinceramente, preferia um campeonato que envolvesse apenas a Europa e as Américas e que se fizesse desses GP´s asiáticos um plus para os aficionados, uma corrida sem valer pelo campeonato, mas que tivessem para equipes e pilotos a importância de serem únicas, ter charme e uma premiação como Indianápolis, Le Mans, entre outras.

Isso é sonho, mas sonhar é preciso porque quem vive de ilusão é o espelho.

Voltando ao campeonato, está claro que a Mercedes, fabricante de motores, é a grande vencedora dessa primeira fase. Os seus motores são altamente confiáveis e não bastasse isso formaram o pódio completo na China: Button, Hamilton e Rosberg. A McLaren é a grande líder do campeonato de construtores seguida da Ferrari. Parece que o time italiano realmente não sabe o que fazer quando tem dois pilotos de ponta. A atrapalhação com relação a quem priorizar faz dela uma piada se lembrarmos o tempo em que Schumacher e Cia davam as cartas por lá.

Alonso esta em terceiro no campeonato e Massa em sexto, o carro não é confiável e as estratégias quase sempre esbarram no ridículo. Se supor que os outros vão simplesmente sair da frente porque é a Ferrari que vem vindo é muita ilusão.     Amigos, a história agora é outra tem que ir à luta!

Já os corneteiros de plantão ensaiam um coro de FORA SCHUMACHER por acreditar que o heptacampeão não vai corresponder ao que se espera dele esse ano e comprometer o trabalho da equipe. Tem certeza? Ou será que o Nico Rosberg é vice no campeonato de pilotos por acaso?

Quando eu disse nessa mesma coluna que, o Shumi era rei em jogar a bomba ninja no colo de outros, ninguém acreditou. Será que estão entendendo agora que na verdade o grande inimigo a ser batido na Mercedes é o Nico e não o velho Kaiser?

Acorda!

Agora me prendendo ao titulo dessa coluna quero exaltar a McLaren. Eu torço pela equipe desde os tempos de Emerson Fittipaldi, me simpatizei com suas cores, pois um dia também fumei Malboro. Hoje deixei de lado esse vicio, degusto vinhos, não como carne e tento conquistar uma mulher que representa muito em minha vida, mas não mudei minha preferência pela equipe de Woking.

Nos anos Senna/Prost ela encontrou seu real equilíbrio e soube como poucas administrar egos e ganhar campeonatos. As lições do passado refletem no futuro, as idéias do presente se mostram cada vez mais modernas e corretas, e o resultado esta aí.

Button segue em busca do bicampeonato e não parece ter, pelo menos nas primeiras quatro corridas, um adversário na tática, no motor e na arte de pilotar. O piloto que o Flavio Briatore considerava acabado hoje é o ponto de equilíbrio da tática e técnica na hora da corrida. Já venceu duas nessas condições e deixou os então favoritos atônitos com tamanha facilidade em levar o seu carro para o topo do pódio.

Hamilton esta agindo elegantemente como coadjuvante formando um time, que tem um objetivo único que é o de vencerem os dois campeonatos: equipes e pilotos.

Pena os brasileiros não estarem figurando entre esses times, pois pelo jeito, cada qual em sua equipe, tem que brigar com o companheiro do lado e com o resto do grid, isso quando o carro ajuda.

Mas para Barcelona, pista que todos conhecem como a palma das mãos, fica a lição das formigas de Woking: trabalhar em grupo, planejar em silêncio, agradar a rainha.

Eu volto com vocês depois do GP de Barcelona.
Beijos e queijos

Escreva para o colunista:
e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me: http://www.twitter.com/borrachatv