Caruaru recebe única etapa nordestida da Truck este ano

7 de maio de 2010

O Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck faz, entre os dias 14 e 16 de maio, a sua passagem pela região nordeste do Brasil. A cidade de Caruaru, em Pernambuco, é a representante da região no certame e recebe pelo sétimo ano consecutivo a prova dos pesos-pesados. Esta será a terceira etapa do campeonato que já passou pelas pistas de Guaporé (RS) e Jacarepaguá (RJ). E também é o momento de “começar a virar o jogo”, como definiu o piloto da equipe ABF Mercedes-Benz, Geraldo Piquet. Para isso o time que representa a montadora alemã vai receber uma nova configuração dos motores, que deve aumentar a velocidade especialmente nos trechos de reta. “Depois da etapa no Rio de Janeiro, nós passamos os motores pelo dinamômetro e encontramos uma nova equalização que vai nos dar mais potência”, explicou Adalbert Beck, diretor de marketing de produtos da fabricante, que tem envolvimento direto com o time nas competições.

Wellington Cirino, quinto colocado no campeonato, aponta que este ano é possível brigar pelas primeiras filas na tomada de tempo e conseqüentemente pela vitória. Pódio em todas as provas que disputou em Caruaru, o tetracampeão da categoria esta muito confiante. “Acredito que estamos chegando bem preparados. Nossos motores passaram por uma equalização que nos permitirá buscar um set-up ainda mais eficiente. A categoria é muito equilibrada. Brigamos por décimos de segundos por uma pole position, por exemplo. Todo detalhe é importante na busca da vitória”, comentou o paranaense Cirino.

A nova configuração do motor aumenta as expectativas do brasiliense Geraldo Piquet, que em Caruaru também terá uma versão de câmbio diferente da que usou no Rio de Janeiro. “Testamos alguns componentes novos no Rio que acabaram não funcionando, então para Caruaru vamos continuar o desenvolvimento do caminhão de outra maneira”, conta o brasiliense. “Precisamos aproveitar que a temporada ainda está no início e começar a virar esse jogo, brigando nas posições de frente”, destaca Geraldo, que abandonou a prova do Rio de Janeiro após um choque com um adversário danificar o sistema de embreagem do seu caminhão. “A expectativa é que briguemos mais uma vez pelo pódio. Era o que aconteceria no Rio de Janeiro se não tivéssemos problemas na tomada de tempos e na corrida. Mas temos potencial para estar lá”, completa Piquet.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, é hoje a principal pista do nordeste. Seu traçado possui 3.180 metros de extensão e representa um desafio para os pilotos ao mesclar grandes retas com trechos de curvas sinuosas. “É uma pista onde é fundamental largar bem, porque ultrapassar é difícil”, atenta Geraldo Piquet, segundo colocado na etapa pernambucana na temporada 2008.

Os treinos livres para a terceira etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck começam na próxima sexta-feira (14/5). Como acontece na Fórmula 1, o treino que define a ordem de largada é disputado no sábado e a corrida acontece no domingo, esta com transmissão ao vivo pela TV Band.

Confira quem são os dez primeiros classificados na temporada até aqui:

1 Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 43 pontos;
2 Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 43 pts
3 Leandro Reis, GO (Scania) 39 pts
4 Roberval Andrade, SP (Scania), 35
5 Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 34 pts
6 Danilo Dirani, SP (Ford) 14 pts
7 Paulo Salustiano, SP (Volvo) 12 pts
8 Diumar Bueno, PR (Volvo) 12 pts
9 Renato Martins, SP (Volkswagen), 10
10 Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 10 pts

Fotos:Orlei Silva