Declarado segundo colocado em Spa, Melo aguarda resultado de protesto da AF Corse

10 de maio de 2010

Oficialmente, o alemão Marc Lieb e o austríaco Richard Lietz venceram a categoria GT2 nos Mil Quilômetros de Spa-Francorchamps, corrida disputada no último domingo (9) valendo como segunda etapa da Le Mans Series. Contudo, o resultado poderá ser revisto como consequência de um recurso oferecido pela AF Corse, defendida por Jaime Melo. O brasileiro e seu parceiro italiano Gianmaria Bruni foram declarados segundos colocados na corrida.

“Por enquanto estamos em segundo. Para mim, vencemos. Vamos ver no que dá o recurso da equipe”, comentou Melo, que pela segunda vez na temporada da Le Mans Series largou da pole-position. O debate sobre quem venceu a disputa decorre da pane que atingiu toda a instalação elétrica do circuito belga e levou a direção de prova a interrompê-la na primeira hora de competição. “Chegamos a correr por uma meia hora depois que a energia caiu”, revelou Melo.

A interrupção com bandeira vermelha foi mantida até que o abastecimento da rede elétrica fosse restabelecido. “Quando a corrida parou, nós estávamos na mesma volta dos líderes. Depois, com a corrida reiniciada, a equipe percebeu que a cronometragem estava nos indicando uma volta atrás dos líderes. Fizeram uma reclamação formal ainda durante a corrida, mas ficou assim, fomos ao pódio em segundo. Agora há o recurso. Não sei no que pode dar”, resumiu.

Problemas à parte, Jaime Melo avalia como boa a atuação da dupla da AF Corse na etapa belga da LMS. “No começo estava chovendo só em algumas partes da pista, então nós optamos por largar com pneus slick. Foi uma estratégia boa, e que funcionou. O Bruni ainda teve que pagar um drive-dhru, porque saiu da pista e acabou ‘cortando’ uma chicane. Eu pilotei nas duas últimas horas, peguei o carro em sexto e terminei, pelo resultado que saiu, em segundo”.

Com 124 voltas completadas pelos vencedores da categoria, o resultado final da classe LM GT2 nos Mil Quilômetros de Spa-Francorchamps foi o seguinte:

Texto: Luciano Monteiro –  Fotos: Roberto Viva/AF Corse