Roberval admite meta conservadora para etapa pernambucana da Fórmula Truck

11 de maio de 2010

A vitória na inédita etapa do Rio de Janeiro recolocou Roberval Andrade na disputa pela liderança do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Com o quarto lugar na pontuação, o piloto paulista da Scania Corinthians Motorsport vai a Pernambuco levando na bagagem objetivos comedidos para a terceira etapa da temporada. A corrida de domingo (16) confrontará os 25 pilotos da categoria no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru.

“É claro que todo piloto sempre trabalha com a ideia de correr para vencer e isso pode ate acontecer, mas é difícil”, considera Andrade, que venceu a corrida pernambucana duas vezes, em 2001 e 2002. “A pista de lá é de baixa velocidade, travada, caminhões grandes como o meu terão mais dificuldade para acompanhar os menores. Não vou arriscar tanto, mesmo tendo um equipamento melhor neste ano. Devo lutar por um lugar no pódio”, ele supõe.

A condição técnica menos favorável é determinante para a cautela que Andrade adota em seu planejamento para a corrida. “O momento é de procurar administrar”, ele justifica. O caminhão número 100 de Andrade, que tem as cores de Scania, Knorr-Bremse, Banco PanAmericano, Guerra, Superpar, Frum, Mann Filter, Ibero Eixos, Nino Faróis, Fix Implementos, KS Pistões, Truckvan, Tanesfil, Companhia Athetica e Yamaha, não foi à pista desde a etapa carioca.

Na semana passada o piloto do caminhão corintiano esteve no autódromo de Goiânia, acompanhando os treinos de André Marques, que defende a RVR Motorsport, a quem presta consultoria técnica na Truck. “O caminhão do André é muito parecido com o meu, e treinamos na pista de Goiânia só com o caminhão dele, que precisava ser mais acertado. Assim, eu também aproveitei e poupei o meu para o fim de semana em Caruaru”, comentou o campeão de 2002.

Roberval Andrade diz-se satisfeito com o trabalho de adaptação de André Marques à categoria. “Ele foi muito bem na estreia, lá no Rio, marcou os primeiros pontos, e já conhece melhor o caminhão. Além da corrida, já saiu de lá com mais dois dias de treinos. A pressão da estreia, que sempre existe, já passou. Vamos procurar fazer um trabalho mais em conjunto durante os treinos em Caruaru, para ele pegar rápido a mão da pista”, antecipa. “O André vai evoluir muito”.

Os treinos para a terceira etapa do Sul-Americano de Fórmula Truck em Caruaru serão iniciados na sexta-feira (14). A corrida de domingo terá largada às 14h de Brasília e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes, com geração de imagens da paranaense Master TV.

Texto: Luciano Monteiro – Foto: Orlei Silva