Stock Car: etapa do Rio será crucial para quem busca vaga no playoff

20 de maio de 2010

A Stock Car disputa neste domingo, no Rio de Janeiro, apenas a quarta etapa do ano, mas, para muitos pilotos, o clima já é de decisão de campeonato. Afinal, após a prova carioca, restarão apenas quatro corridas para a definição dos dez pilotos que seguirão no playoff da luta pelo título de 2010.

“Esta etapa em Jacarepaguá será crucial”, destaca Pedro Gomes (Ecopads/Vaz Capacetes/Comprafacil.com). “Ela marca o fim da primeira metade da fase de classificação do playoff, então quem ainda não conseguiu um bom resultado vai precisar urgente de uma ótima prova no Rio de Janeiro para manter viva a esperança de classificação”, diz.

Com o alto nível técnico da Stock Car, o piloto da equipe Ecopads-Vogel acredita que é preciso combinar regularidade nos pontos com pelo menos dois bons resultados (pódio, por exemplo) para garantir a vaga no playoff. Em geral, o décimo colocado se classifica com uma marca de 45 a 50 pontos.

“Eu mesmo já fiquei fora do playoff por apenas um ponto, então não dá para dizer que a decisão ocorre apenas na oitava etapa. Na realidade, todas as provas são fundamentais. Esta no Rio será ainda mais em especial porque as próximas duas etapas serão em circuito de rua (Ribeirão Preto e Salvador), onde os resultados costumam ser mais imprevisíveis”, explica Gomes.

Depois de marcar pontos nas duas primeiras etapas do campeonato, o piloto da equipe Ecopads-Vogel não terminou a corrida no Velopark e busca agora uma reação no Rio de Janeiro.

“Neste ano, haverá dois descartes obrigatórios nestas oito primeiras etapas, então as minhas chances ainda são boas, mas é preciso começar a conquistar bons resultados a partir desta corrida. A boa notícia é que, na análise na oficina da equipe após a corrida no Velopark, foram encontradas algumas falhas no carro, que atrapalharam nosso desempenho nas corridas passadas”, diz o piloto de Ribeirão Preto.

“Esperamos que isso resolva o problema do comportamento do carro com pneu novo, já que com compostos desgastados o acerto se mostrava competitivo. Por isso, estou bastante otimista para esta etapa”, completa Gomes.

Os carros da Stock Car entram na pista a partir desta sexta-feira, com a disputa de dois treinos livres. No sábado, ocorre a classificação, que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 11h10.

Foto:Cleocinei Zonta/RF1/Divulgação.