Após vencer em Salvador no ano passado, piloto volta a correr em circuito de rua

3 de junho de 2010

Fusão das antigas Copa Vicar e Pick Up Racing, a Copa  Montana é uma das grandes novidades do automobilismo brasileiro em 2010. Em seu calendário, outras estreias também marcam o ano, como as corridas no Autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul, e em Ribeirão Preto (SP). Neste final de semana, a cidade localizada a 320 quilômetros da capital paulista abriga a quarta etapa em um inédito circuito de rua. Apesar de ter competido uma só vez em traçados urbanos, o piloto Cássio Homem de Mello (Pos Coco/Max Television/Advise Propaganda/Ogio/Electric/Corsa) tem motivos para mostrar confiança antes do início da programação.

“Ano passado eu tive uma boa estreia em circuito de rua, em Salvador, já que venci a primeira e única prova deste tipo que fiz”, disse. Em 2009, Cássio competia regularmente na Copa Vicar, mas, como a categoria não correu a etapa baiana, o piloto participou da disputa na Stock Jr. “Além disso, na categoria principal (Stock V8), minha equipe liderou boa parte dessa corrida, com uma boa vantagem para o segundo”, acrescentou o competidor da Vogel Motorsport.

“O nosso bom desempenho em pistas novas, como foi no Velopark, é uma motivação a mais. Estamos esperançosos e, espero que competitivos também, para a prova em Ribeirão Preto”, comentou. Homem de Mello esteve entre os cinco primeiros em quase todas as práticas no fim de semana em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, no final de abril.

Além das habituais três sessões livres, a etapa de Ribeirão Preto tem programado um treino extra, na manhã de sexta-feira (04), para melhor adaptação dos carros e pilotos ao novo circuito de aproximadamente 2,2 quilômetros. “Vai ser o primeiro contato com a pista. Pelo que fomos informados, esse treino nem será cronometrado, é mais para se familiarizar com o traçado e com o estilo de corrida de rua. Vi o traçado apenas por vídeos, mas acho que vai ser parecido com o de Salvador, bem estreito. Então, é muito importante largar na frente, mais até do que nos outros circuitos”, falou Cássio.

Quanto às recorrentes dificuldades enfrentadas com o motor desde a corrida em Curitiba (PR), o piloto acredita que a equipe vem evoluindo rumo à resolução completa dos problemas. “Acho que tivemos boas novidades desde a última prova, aprendemos algumas coisas no fim de semana no Rio de Janeiro (RJ). A gente vem tendo problemas de motor desde a primeira etapa, ele não vem rendendo o esperado. Mas demos outro passo em relação a isso. Assim como fizemos depois da corrida no Velopark, levamos o motor novamente ao dinamômetro de rolo da JL Racing – empresa responsável pelo chassi e motores da categoria – após a etapa do Rio e espero que o problema esteja resolvido”, concluiu Cássio.

A corrida acontecerá neste domingo (06), às 13h. A prova será transmitida ao vivo pela RedeTV!, pelo Speed Channel e via internet pela Race TV (www.racetv.com.br).
Programação (horário de Brasília):
SEXTA-FEIRA (04/06)
08h – 08h45: Treino Extra
09h55 – 11h30: 1º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)
13h30 – 15h05: 2º Treino Livre (2 grupos de 45 minutos cada)

SÁBADO (05/06)
10h55 – 10h35: 3º Treino Livre
13h05 – 14h05: Treino Classificatório

DOMINGO (06/06)
13h00: Largada – 4ª etapa Copa Montana